CAPA - GERAL - EVENTOS - ARTIGOS - AÇÕES AFIRMATIVAS - - QUALIDADE DE VIDA - AGRO - ESPECIAIS - VIAJAR - VIVER BEM - ENDEREÇOS
VÍDEOS - FOTOS - AUTOS - SAÚDE - CULTURA - EDUCAÇÃO - CIÊNCIA - MEIO AMBIENTE - COMUNIDADES - METEOROLOGIA

BLOGS
- ARAGUARI | ARAXÁ | UBERABA | UBERLÂNDIA | MINAS | BRASIL | NÚCLEO DA MÚSICA
- CANAIS - YouTube | GoogleNews | Orkut | Twitter | Facebook | Flickr | LinkedIn
EXTRAS - QUEIMADAS - SINE - PROCON - DEFESA CIVIL - CEMIG - DMAE - CTBC - DETRAN'S - CINES - SOBRE NÓS - PARCEIROS | FALE CONOSCO | EXPEDIENTE | ANUNCIE | PRIVACIDADE


ESPECIAL AMAZÔNIA BRASIL
sexta-feira, 1 fevereiro, 2008 13:42

Amazônia Brasil

 
 
 
Interfoto
 
   
 
Araquém Alcântara
 
     
     

Uma das mais importantes exposições já realizadas no mundo sobre a região, a Amazônia Brasil, acontece em Nova York de 22 de Abril a 13 de Julho.

A exposição, em sua oitava edição, é organizada pelo Projeto Saúde e Alegria-PSA, e pelo Grupo de Trabalho Amazônico-GTA, que representa mais de 600 entidades da Amazônia brasileira.

A direção é do médico Eugênio Scannavino Netto, coordenador do PSA, e execução da Fare Arte. A direção de arte da exposição principal, que ocorre no Píer 17, é de Gringo Cardia e grande acervo de fotos de Araquém Alcântara e Luiz Cláudio Marigo.

Conta com a parceria de diversas instituições de pesquisa, entre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA e Museu Paraense Emílio Goeldi, além da colaboração das principais ONGs ligadas à Amazônia.

Um dos principais objetivos da exposição é trazer benefícios diretos às comunidades amazônicas, os verdadeiros guardiões da floresta, e valorizar as iniciativas já existentes de desenvolvimento sustentado. Também quer sensibilizar para a urgência da conservação da Amazônia na regulação climática e
para o futuro do planeta.

Em Nova York o principal patrocinador será a Alcoa e Alcoa Foundation. O evento também tem a colaboração das empresas IBM e American Express Foundation e o reconhecimento do governo brasileiro, por meio dos Ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores e da Cultura. Nesta edição conta também com o apoio de relevantes instituições americanas como o World Financial Center, Universidade de Nova York, a Organização das Nações Unidas-ONU, Smithsonian Institute, Central Park e o Museu do Índio Americano.

A exposição Amazônia Brasil em Nova York será a maior versão internacional da mostra, que já passou pela França (Paris), Suíça (Lausanne) e Alemanha (Bavária), depois de São Paulo, onde teve início em 2002. Com expectativa de participação de aproximadamente 400 mil pessoas, a exposição ocorrerá em vários pontos da cidade norte-americana, incluindo uma extensa programação multicultural, com a presença de artistas da música e do artesanato da região amazônica, festival de cinema, exposição fotográfica, entre outras atividades.

Para Eugênio Scannavino Netto, diretor da exposição Amazônia Brasil, e fundador do Projeto Saúde e Alegria-PSA, que trabalha há 20 anos com as comunidades da região, a Amazônia é um dos nomes mais conhecidos do mundo. Porém, pouco se sabe sobre a sua realidade, situação das populações e iniciativas positivas existentes. "Muito se fala na destruição da região, mas há várias experiências transformadoras e bem-sucedidas, com base no desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e respeito ao povo local. É isso que queremos compartilhar com os visitantes da exposição", afirma.

Para Scannavino Netto, o conceito de toda a programação é expressar a voz dos brasileiros que vivem na Amazônia, apresentando a região, sua diversidade, potenciais, contradições e a vida nas comunidades locais. “Nosso objetivo é mostrar essa visão realista e atual do local e sensibilizar os visitantes para as questões da Amazônia e meio ambiente”.

"Entre os principais diferenciais do evento em relação a edições anteriores está o fato de ser a primeira vez que a exposição é montada ao ar livre e ao lado de um rio, uma referência à região amazônica e sua importância para o planeta", afirma Anna Claudia Agazzi, diretora-executiva da mostra.

Exposição Amazônia Brasil em Nova York será o maior evento já realizado no exterior sobre a região

http://www.amazoniabrasil.org.br

Amazônia Brasil
Exposição Amazônia Brasil lança projeto pedagógico em Nova York com a rede pública de ensino da cidade

Mudanças Climáticas, Moda e Ecomercado, e a floresta viva na programação
Projeto Pedagógico
Exposição Itinerante - Loja
Sobre o Projeto Saúde e Alegria
Sobre o GTA-Grupo de Trabalho Amazônico
Sobre a Fare Arte

Programação
Amazônia Brasil em Nova York Alcoa é a principal patrocinadora da exposição
Parceria com CI prevê a criação de novo corredor ecológico
Mina de Juruti reúne preservação ambiental, diálogo com a comunidade e desenvolvimento socioeconômico
Araquém Alcântara expõem em Nova York
Sobre a Alcoa
Créditos