Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
 
quarta-feira, 18 abril, 2012 9:42

Cultura indígena no TBV

 
 
  Lucian Fagundes  
   
  Dia do Indio - TBV - 2012  

Paiva Netto

Para marcar o Dia do Índio, 19 de abril, o Templo da Boa Vontade faz bela homenagem aos primeiros habitantes da Terra Brasilis. O evento já se tornou tradição no local.

No sábado, 13/4, o TBV recepcionou 114 integrantes da etnia cariri-xocó, que ali mostraram sua cultura e artesanato.

Na Cruzada do Novo Mandamento de Jesus, além de apresentar uma dança típica, entoaram, diante do Trono e Altar de Deus, tocante oração em sua língua materna.

O público presente aplaudiu de pé. Da Rede Globo de Televisão de Brasília, o repórter João Raimundo, tendo como auxiliar de câmera Juvenal Alves, registrou o momento.

Durante esta semana, os irmãos índios demonstram a sua arte e os seus costumes no Templo da Boa Vontade. Prestigie!

Aproveito o ensejo para saudar meu querido amigo Marcos Terena, defensor e articulador dos direitos indígenas. Em memória dos grandes guerreiros que amaram e deram a própria vida por este torrão natal — entre eles Sepé Tiaraju, guarani de São Miguel das Missões/RS, que desde 2009 tem o seu nome inscrito no “Livro dos Heróis da Pátria”—, unimos nossas vozes à dos irmãos espirituais, índios Flexa Dourada e Tabajara, que reverenciam o Cristo com o brado: Salve, Jesus!

Homenagem a Dona Marisa
Flores, uma peça artesanal e um cartão assinado por alunos do Instituto de Educação da LBV, em São Paulo/SP. Singelas lembranças que a ex-primeira- dama do Brasil Marisa Letícia Lula da Silva recebeu de um grupo de meninas e meninos da Instituição em homenagem à sua data natalícia (7/4). O encontro se deu no Instituto Lula, na zona sul da capital paulista, e surpreendeu a aniversariante e o ex-presidente Lula, que se juntou às crianças para cantar o “Parabéns a você”. Comovida com a demonstração de carinho, dona Marisa conversou com os estudantes e beijou cada um deles.
Em 1995, tive o prazer de recepcionar o casal na LBV, fato que Lula gentilmente recordou no festivo dia. A eles, minha fraterna saudação, acompanhada de votos de plena saúde.

52 anos de Brasília no TBV
Ocorre também no TBV, em sua Galeria de Arte, a exposição “Brasília 52 — Ontem, hoje e amanhã na visão de três artistas”. Obras de Gersion de Castro, Marta Jabuonski e Toninho de Souza, compostas de pinturas, esculturas, objetos e fotografias, trazem diferentes visões sobre a capital federal.

A mostra pode ser visitada até 30 de abril. O vernissage será amanhã, 18/4, às 20 horas. A Galeria de Arte do TBV funciona diariamente, das 8 às 20 horas, e está localizada no SGAS 915, lotes 75 e 76. Outras informações pelo telefone: (61) 3114-1070.

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest