Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 6 julho, 2012 10:22

Educar sentimento e raciocínio

Paiva Netto

No dia 29 de junho, tivemos a conclusão do 11º Congresso Internacional de Educação da LBV, em São Paulo. Profissionais da área prestigiaram o evento com sua importante contribuição, o que foi destacado na solenidade de abertura pelo professor dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP): “Ele congrega pessoas de dentro e de fora da LBV, brasileiras e não brasileiras, portanto, pessoas que vêm trazer visões distintas”.

O sociólogo Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), fez questão de saudar os congressistas, numa mensagem em vídeo, ressaltando a relevância do tema em debate: “Avaliação: uma visão além do intelecto”.

Entre os palestrantes: José Pacheco, fundador da Escola da Ponte (Portugal); Marco Antonio Ferraz, diretor comercial da Abril Educação – Sistemas de Ensino; Sérgio Behnken, membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Eliana Maria Ormelezi, da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Laramara; Edimara de Lima, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia; e Maria Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da LBV.

Educação humanista e inclusiva
A Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), aplicadas pela LBV em sua rede de ensino, que objetiva educar sentimento e raciocínio, vem encontrando expressiva acolhida. É o que observamos nas palavras do professor Marco Antonio Ferraz: “Acho que a LBV se caracteriza por uma educação extremamente humanista e inclusiva. (...) É aquela educação que valoriza o aluno enquanto ser humano, que faz com que ele perceba que é capaz de superar as suas dificuldades e que seja um ser humano realizado e feliz com auxílio da escola”.

Espiritualidade ecumênica no ensino
A presidente da Instituição Assistencial Meimei, de São Bernardo do Campo/SP, pedagoga Miltes Apparecida Soares de Carvalho Bonna, comentou: “Alegria imensa, porque estamos fazendo uma descoberta de um mundo novo através da proposta da LBV. Parabéns a toda a equipe! A nossa luta é muito grande, porque infelizmente a escola laica proposta não atinge a realidade da criança brasileira. O Amor faz a diferença, e a busca de uma Espiritualidade Ecumênica, norteando o sistema educativo, é o sonho que desejamos realizar um dia, o qual vocês, da LBV, já estão conquistando. Tenho certeza de que cada professor, cada educador que aqui chegar, voltará levando um mundo de esperança para a renovação do sistema de ensino”.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br | www.boavontade.com
 
ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest