Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sábado, 9 janeiro, 2010 20:34

São Luiz do Paraitinga um patrimônio a se reconstruir

 
 
 
 
Wikipédia / Heitor Carvalho Jorge
 
   
  Igreja Matriz e Coreto  
   
  Casa de Oswaldo Cruz  

Bom, aqui estou eu novamente e como de praxe, só quando alguma coisa realmente significativa e importante precisa ser abordada. Fácil não é. 240 anos de história praticamente desapareceram com a chuva do começo de 2010. Podemos todos, brasileiros, ajudar na reconstrução de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica e estância turística no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo.

A extensão do dano poderia ser compreendida por nós mineiros, como a destruição de Ouro Preto uma das mais belas cidades históricas de Minas Gerais e Patrimônio da Humanidade.

Não podemos ficar apenas na lamentação, precisamos agir, da melhor forma que pudermos. Verdade é, que o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, em particular, Angra dos Reis e Ilha Grande também precisam da solidariedade de nós todos, que ainda temos na lembrança a triste história de Santa Catarina.

Um Brasil que se desmancha sob as águas e ao que parece, não estamos bem equipados para isso. Precisamos pensar e agir rapidamente porque ao que tudo indica, nossa questão é com as águas.

São Luiz do Paraitinga é uma cidade de aparência encantadora e uma história preservada, como poucas nesses país. Eu que estive por lá uma única vez há mais de 20 anos, assisti desolado pela TV o Rio Paraitinga (águas claras em Tupi-Guarani) carregar tudo que havia pela frente. Na cidade há mais de 90 imóveis tombados, uma riqueza cultural e folclórica que precisa ser reconstruída e isso cabe um pouco a nós todos, de orações a donativos, material de construção, remédios e tudo o mais que você imaginar.

Lá é a terra natal de Oswaldo Cruz, eminente médico sanitarista, respeitado no mundo inteiro e que foi pioneiro nas pesquisas de doenças tropicais; Aziz Nacib Ab'Saber, geógrafo que é referência nas questões ambientais e de Elpídio dos Santos, maestro, compositor que produziu uma extensa obra, gravada por grandes nomes da música no Brasil e 25 trilhas para os filmes de Mazzaropi. Além dos mais de 10 mil Luisenses que trabalham, estudam, vivem e ainda preservam as tradições do Carnaval de Marchinha.

Apesar da tristeza inicial, é preciso mão na massa, para recuperar um dos mais belos cenários do Brasil e atenção dos governantes, do povo e das instituições para que eventos como esse, sejam evitados - de não jogar lixo nos rios e nas ruas, de não fazer vista grossa para as coisas que estão erradas, porque as transformações são muitas e não podemos fazer de conta que não está acontecendo nada.

Nossa rede de sites e blogs já aderiu à campanha pela reconstrução de São Luiz do Paraitinga e eu convido os mineiros, que são gente que dá valor ao patrimônio histórico é solidário e ajuda nas horas necessárias a juntar forças pela restauração desse patrimônio que é de todos nós. E convido as instituições de preservação mineiras para que ofereçam algum subsídio para ajudar na reconstrução da cidade.

Site da Prefeitura: http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br
Site do blog Ajude São Luiz do Paraitinga: http://ajudeslp.blogspot.com

Faça sua doação apenas pelas vias oficiais descritas nesses dois endereços

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest