Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 20 maio, 2011 11:32

Sustentabilidade, acessibilidade e paciência

 
 
 
Pedro Reis/FarolCom
 
   
  As avenidas João Naves e Rondon Pacheco, estão recebendo obras de readequação que serão entregues completamente em 18 meses  
   

O "sucesso repentino" é resultado de muito tempo de preparação e dedicação.

Promover sustentabilidade e acessibilidade, requer paciência, competência e muito trabalho.

Certos trolls, e Uberlândia os tem, acreditam que soluções urbanas saem automaticamente de uma cartola estrategicamente guardada na primeira gaveta da mesa do prefeito.

Quando acontecem coisas boas, eles são os primeiros a criticar. Na grande maioria das vezes, nem sabem do que estão falando, mas falam mal.

Inaugura-se uma escola para mil alunos, eles reclamam que o "correto" eram mil e quinhentos. Coloca-se elevador em todos os ônibus, ganha-se um prêmio da ONU e eles dizem que os ônibus não estão em conformidade com as "normas".

A estratégia é a forma mofada do "sindicalismo velho" que trama sempre e nunca está satisfeito com nada. Acham que todo mundo "rouba", que o sistema bom é o deles, vivem se queixando da "falta da cereja", mas nunca plantaram o trigo, nunca bateram o bolo. Só chegam para comer e reclamar da "falta da cereja".

Numa democracia, o contraditório é bem vindo, mas contraditório não é denegrir o que está sendo feito, mas arregaçar a manga, tentar uma experiência diferente, obter sucesso verdadeiro com ela e disponibilizá-la para o uso comum. Eu disse uso comum e não benefício próprio que é o que todo troll deseja.

Nosso modelo local de desenvolvimento recente, tem trazido mudanças significativas para melhor e o que ainda falta, não foi esquecido, simplesmente está planejado ou em vias de execução. Reafirmo aqui que a evolução das ações de governo tem alcançado o projetado e passo a passo vai aparecendo em todos os setores da sociedade. Em nenhum momento ouvi do prefeito "vou resolver todos os problemas de Uberlândia", mas "estamos trabalhando para tornar realidade uma série de ações conjuntas que a seu tempo vão mudar a cara da cidade".

Há coisas que foram iniciadas e serão terminadas dentro do atual mandato. Há outras que ficarão encaminhadas para execução e término do próximo e dos próximos administradores municipais. É uma lei natural.

Assim como o BemSocial foi transformado em política pública, ou seja, instituída por lei para ser mantida pelas administrações futuras, os ônibus, o sistema viário, as ciclovias, o hospital, as UAI, os distritos industriais, o programa habitacional, as escolas, o sistema de água e esgoto, as obras nas rodovias, o aparelhamento do aeroporto, o entreposto da Zona Franca de Manaus, são a conjunção de vontade política, contas em dia, gestão municipal correta. Porque essas coisas estão na lei, estão nos orçamentos municipal, estadual e federal e devem ser realizadas e disponibilizadas ao povo.

Já disse aqui várias vezes que progresso e desenvolvimento são possíveis a custa de trabalho e gestão correta. Da mesma forma que você não compra um palito a crédito se não estiver em dia com suas obrigações, assim é com o município. Os governos federal e estadual, investem em retorno aos impostos que o município gera, multiplicados pela quantidade de habitantes e com as contrapartidas satisfeitas. Igual um casamento.

Portanto se você é daqueles que invade a propriedade alheia, depreda ônibus, ou promove qualquer estrago nas coisas do bem comum, está apenas contribuindo às avessas e atrasando o desenvolvimento da cidade que te abriga.

Nossa obrigação como cidadãos é preservar o que foi conquistado, porque com a economia, os investimentos voltarão para nós mesmos.

Tenho consciência que ainda falta muita coisa. É o Brasil que é paradoxal e Uberlândia tem se empenhado para sair desse ciclo vicioso agindo no ciclo virtuoso. Aquilo que depende só de nós está sendo bem feito, o que necessita da ação de outras esferas de governo, só caminham mais rápido porque o pessoal aqui cutuca incessantemente até conseguir. Há outras que não saem do lugar porque o país alardeado pelo governo federal não é o país real e há muito falatório e pouca ação. Sustentabilidade, acessibilidade e transformações urbanas e sociais exigem paciência e dedicação, não estão na cartola.

Enfim, se não houver empenho conjunto, governo e sociedade, as conquistas de hoje poderão se tornar inservíveis no futuro. Apesar dos trolls podemos melhorar cada dia mais, depende só da gente.

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest