Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quarta-feira, 18 janeiro, 2012 0:53

Assistir aos atingidos pelas enchentes

 
 
 
 
Carlos Alberto/Imprensa MG
 
   
  Guidoval (foto) e Além Paraíba foram fortemente afetadas em consequência da chuva  
     

Os transtornos provocados pelo efeito das chuvas em 247 cidades mineiras, as mortes e os milhões de pessoas afetadas por isso, precisam prioritariamente do espírito de solidariedade de todos os mineiros.

Os números são grandes e dão a dimensão estatística dessa tragédia. A Defesa Civil Estadual informa no boletim de 17 de janeiro, que 174 cidades decretaram estado de emergência, ultrapassa os 3,2 milhões de pessoas atingidas.

Há mais de 53 mil desalojadas e 4.683 desabrigadas. O número de feridos chega a 168. Também foram confirmadas pelo órgão, 16 mortes e dois desaparecidos. Casas danificadas mais de 16 mil e 643 destruídas, 459 pontes danificadas e 359 destruídas.

A meteorologia indica céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no Oeste e Sul do Estado. Céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuvas isoladas no final do período no Noroeste, Centro e Sudeste. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado. No nordeste de Minas Gerais, o sol e calor. Já no Triângulo, no Sul e Zona da Mata, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva no decorrer do dia. ( Fonte:INMET/SIMGE )

O grande esforço de atendimento às vítimas e a restauração plena dos serviços nas cidades afetadas é a prioridade zero. A Defesa Civil Estadual, e organizações como a Cruz Vermelha e a Care estão mobilizadas e atuantes para que a tarefa de reconstrução seja a mais eficaz e rápida possível. Bombeiros, Polícia Militar e o Exército também estão engajados no trabalho de limpeza, reconstrução e normalização da situação. Entidades e empresas destinam gêneros de primeira necessidade e a população de muitos municípios mineiros mobilizou-se entregando donativos nos quartéis da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Porém, contar em números essa tragédia, não faz tanta diferença na vida de todas as pessoas atingidas, mas a mobilização social para encerrarmos esse capítulo de um período de chuvas que deixa marcas indeléveis na vida de cada um.

Fiemg e Fecomercio vão ajudar na reconstrução
O governador Anastasia se reuniu com o senador Aécio Neves, o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Martins, a presidente do Servas, Andrea Neves, e os presidentes da Fiemg, Olavo Machado, e da Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga. Eles discutiram propostas para ajuda do setor privado para a reconstrução de casas destruídas pelas chuvas que assolaram o Estado.

As entidades se comprometeram com o governador a doar material para a construção de casas para a população atingida pelas chuvas em Minas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já fez um levantamento das famílias que precisarão de apoio do poder público, constatando que hoje seria preciso a construção de cerca de 650 unidades.

BDMG abre linha de crédito
Equipes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) começaram, nesta semana, a apresentar aos municípios mineiros o Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas Intensas (Fundese Solidário VI). Trata-se de uma linha de crédito especial para atender às empresas que sofreram prejuízos com as chuvas. No total, 11 cidades receberão os técnicos do banco nesta semana.

Supermercados doam mais de 150 toneladas em gêneros
São produtos entre leite, fraldas, alimentos, material de higiene pessoal e limpeza doméstica, colchões, fogões, roupas, roupas de cama e banho. Elas sairam da Praça da Liberdade, em 23 caminhões, para Acaiaca, Barra Longa, Barroso, Claro dos Poções, Conceição da Barra de Minas, Guaraciaba, Mariana, Matipó, Muriaé, Nazareno, Patrocínio de Muriaé, Ponte Nova, Prados, Raposos, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Sebastião da Vargem Alegre, Setubinha, Tiradentes e Visconde do Rio Branco.

Isso tudo somado a inúmeras ações já em andamento desde o início do período mais crítico das chuvas.

Planejamento é ação necessária para evitar a repetição da tragédia
Daqui para a frente, vou reafirmar meu voto de confiança no governador, que tem sido presente, rápido e atuante diante da situação, confiar que os prefeitos das cidades atingidas vão revisar seus planos diretores, vão apertar a fiscalização para que as obras sejam bem feitas e em locais adequados, que o Ministério Público seja vigoroso na vigilância para o cumprimento pleno das tarefas necessárias e do bom destino do dinheiro público e privado que está sendo movimentado para a reconstrução de Minas e que a população se posicione firmemente para que nunca mais tenhamos em nosso estado, uma tragédia humana e econômica dessa dimensão.

Cabe a todos nós um exercício de reflexão quanto ao destino do nosso lixo, à escolha do local onde edificaremos nossas casas, à nossa responsabilidade com nossas escolhas políticas e pelo exercício pleno de nossa cidadania.

Minas produz um bom queijo, Minas está se posicionando de forma cada vez mais moderna no cenário nacional e mundial, Minas precisa mostrar todo o seu valor e Minas e os mineiros são capazes de transformar esse pedaço do Brasil em potência, aprendendo com os próprios erros. E se o caminho é longo e há muitas coisas ainda por fazer, seremos nós todos a edificá-las.

Leia outras notícias sobre as chuvas em Minas Gerais no Especial: Chuvas MG 2012

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest