Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 27 setembro, 2012 11:32

A ditadura Brasil

arte/farolcom

As ditaduras e os estados de exceção, nascem de gestos aparentemente inocentes e bem intencionados.....

Para se viver plenamente numa Democracia é preciso bagagem cultural, apurado senso crítico e defesa irrestrita das liberdades.

Destacando aqui que liberdade, não é fazer o que der na telha, mas despir-se de preconceito para permitir que outros fluam ao seu redor numa espécie de acomodação da carga, em um exercício permanente de avaliação e auto-avaliação dos comportamentos.

Se você não ampliou sua bagagem cultural não vai ter parâmetro para comparar e seu senso crítico estará abaixo da média. E ampliar bagagem cultural vai desde a leitura atenta de alguns jornais diários até os grandes clássicos, os pensadores. Vai de variar os programas de fim de semana ao invés de ir ao show da celebridade do momento. Há museus, há lugares, há parques nacionais, há teatros, há cinemas, há livros, há pessoas......Aahhhh!

O mundo funciona em diversos planos e se você prefere novela e jornal das 8, é um direito seu (vale também para estatísticas). A mediocridade serve a muitos propósitos e seus olhos fechados ou sua miopia de mundo não vão levar a lugar nenhum que não seja a mesma mediocridade.

Um juiz do Mato Grosso do Sul, mandou prender o diretor do Google Brasil, Fábio José Silva Coelho por conta de um vídeo no YouTube falando coisas de um candidato.

Se você fizer a analogia vai entender que não pode prender o presidente da fábrica de automóveis porque um sistema de som estava instalado sobre um veículo da marca emitindo mensagens contra alguma coisa. Você vai mandar prender o presidente da fornecedora de energia elétrica, porque alguém imprimiu um panfleto e colou nos postes? Ou, como disse o Marcelo Tas no Twitter: "Prender diretor do Google por causa de video politico no YouTube é como punir vendedor de asfalto por acidente em rodovia".

As perguntas são:

- As informações passadas no vídeo são verdadeiras?

- Estão protegidas por segredo de justiça?

- O responsável pela produção e divulgação do material foi identificado?

- Foi dado amplo direito de defesa a todos?

E se você prestar atenção vai perceber que ainda hoje é necessário estar atento aos pequenos movimentos do obscurantismo de certas correntes de pensamento, que não aceitam o contraditório.

Putsch de Munique
Na sua primeira tentativa de criar a "Alemanha Perfeita", Adolf Hitler reunido com simpatizantes na Cervejaria Burgebräukeller fracassou. As ações para frear o movimento de maneira eficaz falharam. O cara ficou preso por uns meses, o suficiente para escrever sua "pérola" Mein Kampf, muita água rolou embaixo da ponte, ele seguiu tenaz até chegar onde chegou e a história deu no que deu. Tem gente que ainda quer ressuscitar as sandices do cara.

Você pode até dizer: - "Pô cara você tá vendo pelo em ovo".

Aí um deputado leva o filho de 11 anos para ver um filme recomendado para maiores de 16 anos e sai pregando uma cruzada contra o ursinho. E vai ter gente embarcando nessa onda.

Metáforas, figuras de retórica, subliminaridade, parábolas e outros elementos finos para promover a discussão sobre questões efetivamente relevantes numa sociedade madura estão bem fora de moda nessa Botocúndia, mas isso é coisa de Monteiro Lobato, que soube vestir com aura de infantilidade todas as questões importantes, já para aquele Brasil tacanho e atrasado de então, que ainda viceja lá e cá.

Lembre por fim que o mesmo argumento jurídico para prender o diretor do Google Brasil, pode ser usado em Você, caso alguém reclame, que alguém pichou seu muro com frases desagradáveis.

O obscurantismo, nasce de gestos "inocentes" e facilmente digeríveis por cabeças mal informadas. É disso que surgem as Ditaduras e os Estados de Exceção.

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest