Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
Quinta-feira, 5 Dezembro, 2013 23:32

Viva Mandela para sempre dentro de nós

Divulgação Nações Unidas / P. Sudhakaran [por Agência Brasil]
Nelson Mandela

Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul vai deixar como legado mais importante de sua luta, o fim de um regime de segregação racial que se arrastou por quase 50 anos baseado numa premissa medíocre de que pudessem existir raças "superiores".

Herança de um processo desde os tempos coloniais o regime sul-africano era violento e declaradamente racista e a luta de Nelson Mandela e o que o levou a 27 anos de prisão foi justamente defender o fim daquele estado de coisas.

Não há homenagem mais perfeita e efetiva que conhecer profundamente a trajetória política e ativista deste homem e torná-la referência para nós mesmos que nos vemos todos os dias diante das mazelas e armações de muitos políticos em todas as esferas de poder.

Nelson Mandela após conseguir a liberdade, conciliou, conversou e ao se tornar presidente, ao contrário de muitas mentes pequenas, não saiu à caça ensandecida de seus algozes, nem colocou a África do Sul em pé de guerra. Não. Recolocou sim, seu país no cenário internacional e uniu pela política e pela tolerância as diversas etnias com o propósito de construir uma nação para todos.

Sempre foi um habilidoso negociador e estrategista e ainda na prisão preparou o caminho para o fim do apartheid. Governou por cinco anos e se retirou da política, impôs com sua serenidade e consciência um rumo novo sem retaliações, sem revanche. Sem paixão pelo poder, deixa como um outro importante legado que é a convicção que a alternância de poder que oxigena os rumos de um país.

Deixa para todos nós também, a lição de que resistência pode ser construída com amor. Foi pacifista, foi lutador e convicto de suas posições tornou-se pacifista outra vez. Estendeu a mão para os antigos algozes para provar que seu desejo primordial e verdadeiro era uma África do Sul, formada por homens e mulheres vivendo dignamente.

A ilha de Robben antes de maltratar-lhe o corpo, engrandeceu-lhe a alma e o caráter. Antes de perdermos uma daquelas que podemos considerar como uma das maiores figuras políticas do século XX é o caso de celebrarmos sua grandeza e compaixão. Estadista na melhor expressão do termo, pensador lúcido, afetuoso sempre, sem nunca perder a firmeza e nunca se colocar submisso.

Nelson Mandela, não cabe nessas linhas, nem em todas as que vão sendo escritas nesse dia, não cabe nas homenagens que se lhe preparam, não cabe em nada que se queira usar como medida.

Ele foi mais, ele é mais, ele sempre será mais. Grandeza de caráter, convicção de propósitos, espírito conciliador. Nelson Mandela deixa muitas lições e a certeza de que é possível perdoar sempre, sem esquecer, para que atrocidades nunca mais sejam cometidas.

Esquecer nunca; perdoar, sempre!

"Sul-africanos devem recordar o passado terrível, para que possamos lidar com ele, perdoando-vos que o perdão é necessário, mas sem nunca esquecer." [Nelson Mandela, ao deixar o cargo de presidente Sul-Africano, 15 de junho de 1999]

Fica o exemplo e a motivação para nós brasileiros que temos alimentado tantos ressentimentos que impedem o país de trilhar o seu caminho glorioso, o que todo brasileiro e o que todo ser humano almeja.

Descanse em Paz Mandela. Viva para sempre dentro de nós.

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest