Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
Terça-feira, 1 Julho, 2014 10:34

Sociedade hierárquica e sociedade em rede: Estamos em curto

arte farolcom
A transição da sociedade hierárquica para a sociedade em rede

O mundo como o conhecemos hoje foi construído sobre paradigmas que dão mostras efetivas de cansaço. É linear, cartesiano, bidimensional.

Estruturado tecnicamente com os conceitos tecnológicos da Revolução Industrial e moralmente com os conceitos da Idade Média.

Discutir ou exemplificar esse conceito num artigo de jornal dá pano para manga e vai soar incompleto, então vamos no passo a passo.

Ao observar como as coisas acontecem nos tempos recentes, ainda que não se possa ser conclusivo, demonstra claramente que não há solução possível dentro do conjunto de regras vigentes. A discussão não chega a denominadores comuns.

Essa cultura dicotômica que precisa de vencedores e fabrica vencidos não se sustenta mais e encontrar o novo ponto de equilíbrio vai sendo a tarefa dos que vivem esse tempo.

A cultura do cabo de guerra enfraquece ambos os lados, gera ressentimentos que se foram contornados no passado pela força do dinheiro ou das armas, hoje reúne num canto qualquer os vencidos, que com aquilo que sobrou, recomeçam as coisas de outro jeito.

É só olhar em volta e encontraremos exemplos aos montes, desde a Tunísia ao Occupy Wall Street, da praça Tahrir ao anunciado Califado Islâmico nascido entre a Síria e o Iraque. Temos os nossos por aqui em junho de 2013 e que aparentemente descambaram para confrontos entre as PMs e grupos denominados black blocs. Do conjunto habitacional construído num extremo da cidade e os serviços e compras no outro.

A mistura fértil de pobreza, autoritarismo e violência e a gasolina das facilidades tecnológicas fomentam a criação de novos grupos com outras demandas reprimidas e outras continuarão a surgir.

Não vai ser com os argumentos vigentes que essas questões serão resolvidas. A autoridade está em questionamento, a polícia não consegue deter os avanços e na minha perspectiva é só com o engajamento de todos os cidadãos que num período mais ou menos longo teremos soluções perenes e inclusivas. Definitivamente a síndrome de avestruz precisa ser superada pelo conjunto da sociedade e não se pode mais esperar ou aceitar decisões e modelos lineares que como disse lá no alto, não se sustentam mais.

O modelo centralizado já morreu, o descentralizado está morrendo e o em rede está se organizando com paradigmas novos e alguns conceitos desconhecidos do hábito, do senso comum, mas não impossíveis já que alguém os pensou e outros os colocam em prática. Temos que em conjunto substituir os atores, o texto e os cenários, não necessariamente nessa ordem e não mais no formato "fórmula". Do jeito que está, ninguém ou coisa alguma muda. Estamos em curto.

E a conversa não para por aqui.

Para ouvir:

https://www.youtube.com/watch?v=d7aTdP81KtU

https://www.youtube.com/watch?v=hD36s-LiKlg

Mais do que em qualquer outro tempo, se você mata uma vem outra em seu lugar, porque a gente não quer só comida.

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest