Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
Quarta-feira, 23 Julho, 2014 19:17

Nossos contadores de história partiram

Wikipedia
João Ubaldo, Rubem Alves e Ariano Suassuna

Quase que ao mesmo tempo e do ponto de vista da história absolutamente juntos, três dos nossos grandes escritores nos deixaram.

Contadores de história, deixaram um legado cultural robusto e vão fazer falta, sempre fazem, esses que no recanto de suas mentes e no fundo dos seus corações, escreveram o ser humano no íntimo e no ambiente.

João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna escreveram o Brasil e o brasileiro de uma maneira tão intestinal e metafísica que não se pode ler uma vez só. São obras de cabeceira que desvendam os mistérios dessa nossa alma tão especial e característica. Histórias de se colocar nos corações, de exemplo, conceitos de conduta e de vida, caráter e natureza do ser humano.

Infelizmente, bem ao jeito peculiar da nossa terra, ganham a grande mídia e longos minutos nos telejornais na última notícia possível. A derradeira.

Quem teve a oportunidade de usufruir da grandeza que cada um soube trazer ao mundo, sente realmente o significado e a profundidade que cada um em seu estilo deixou-nos como herança. São três dos nossos gigantes.

João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna, engana-se quem pensa que eles escreveram ficção, história para entreter, leitura de final de semana ou de férias. Ontem mesmo escrevi sobre solução, problema e paisagem. Os três mostraram o problema, lançaram a semente da solução nos corações e mentes, para proporcionar a quem assim quisesse, largar o papel de paisagem na vida.

A conversa de João Grilo com Jesus Cristo, o estratagema de Perilo Ambrósio Góes Farinha e o lirismo filosófico e meditativo são ferramentas de vida, de sucesso nas empreitadas, de encontro do sentido da vida, coisas tão necessárias para a plenitude da experiência de estar aqui nesse mundão que nos espreme todos os dias.

O que mais toca nas três obras é que elas sempre nos mostraram o quão necessário é ser gente, que ser gente é a coisa que melhor podemos fazer, a unica que deveríamos fazer, sempre todos os dias.

Gente como Ubaldo, Rubem e Suassuna, não morre e será preciso entender isso, o volume de histórias que nos legaram são a prova definitiva que são eternos. Não são os únicos, nem são os últimos, mas são fundamentais.

Terem partido do nosso convívio de forma tão abrupta e simultânea, é de fazer pensar o tipo de vida que queremos enquanto cidadãos, enquanto seres humanos e o tanto que podemos amadurecer enquanto nação.

Se você nunca leu um ou nenhum deles não faz mal, sempre é tempo. Cada um revelou ao seu próprio e peculiar modo as facetas do comportamento humano, nas linhas e nas entrelinhas.

Em algum lugar o lagarto continua sorrindo, os insondáveis e desconhecidos oceanos seguirão na batalha de não se tornarem aquários e um gato descomerá dinheiro.

João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna. Não vou lamentar a morte, vou celebrar e dar graças pelo legado. Obrigado.

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest