Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 28 novembro, 2014 - 09:47

Uma furada chamada Black Friday

Pedro Reis | FarolCom
Não pague a metade do dôbro

Você está sendo enganado (ou bem perto disso). Esse deve ser seu primeiro pensamento. Promoção, não raro, faz-se com coisas que estão saindo da linha de atenção do consumidor.

Antes de sair de casa imaginando que a incensada Black Friday vai ser a salvação da sua lavoura, leia o meu artigo até o final (tem um presente para você lá) e mais um da Raquel Freire no "techtudo" e essa outra página no mesmo site.

A promoção nascida nos Estados Unidos, tem ligação com a tradição deles da sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Coerente, pois eles dão graças pelo ano que está acabando e depois vão preparar o Natal.

Uma ação de marketing apoiada numa tradição religiosa.

Para eles faz sentido, tem toda uma simbologia agregada, associada ao senso de negócios típico deles. Tudo tem uma história e um preço. Até um ranking de mortes e feridos associado ao evento.

Adiantar dinheiro um mês antes do Natal é a alegria dos comerciantes. Todo dinheiro adiantado é uma benção.

Aqui no Brasil como era de se esperar a coisa funciona sem fundamento (não generalize). A oportunidade de ouro para os gananciosos venderem pela metade do dôbro acrescidos dos juros para quem financiar. Uma parcela significativa de gente cai na arapuca e perde o 13º salário antes mesmo de recebê-lo. É jogo de bafo, truco, pôquer se for para ser mais sofisticado. Eles blefam e......

Nessa semana comercial que se encerra, só em uma das minhas contas de e-mail já recebi 635 (e a lista vai aumentar) com a expressão Black Friday no assunto. De fralda geriátrica a lancha offshore. Sempre tentem descobrir a agenda oculta de alguém que oferece alguma coisa por preços fora da realidade "não existe almoço grátis". Vale também para "LIQUIDAÇÃO".

O objetivo é desovar estoque, fazer dinheiro rápido e renovar com novas coisas que vão objetivar o seu bolso também e novamente.

Não obstante os problemas hídricos sérios que afetam o Sudeste, não obstante a delicada situação da economia, não obstante as urgentes e necessárias reformas nos nossos sistemas improvisados, não obstante a nossa falta de profundidade nas questões básicas da nossa preservação e sobrevivência, veremos hoje, as redações de jornais, revistas, TV, sites e blogs, ocupadas em parte com a tal da Black Friday e no caso do Brasil, a "Bléqui Fraude", que graças ao apurado senso de oportunidade de uma parcela dos brasileiros vão atormentar os incautos e locupletar os espertos.

E para encerrar o exercício intelectual, um bom resumo da ópera apareceu agorinha na linha do tempo do Vida Besta, uma página que aprecio muito acompanhar.

E como prometi lá no alto, baixe grátis mesmo, sem custo, gratuito e de coração meu e-book "Só um Pedacinho" uma coletânea de reflexões para o dia-a-dia, água, lixo, meio ambiente e do que realmente precisamos. Paz de Espírito.

Antes que eu me esqueça, também gosto de bons preços, mas com pesquisa prévia, planejamento para quando é preciso e não ao sabor do mercado.

Boa sexta-feira luminosa prá Você.

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest