CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
 
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver

segunda-feira, 16 fevereiro, 2009 18:09

Fotossíntese da cana-de-açúcar é tema de workshop na FAPESP

 
Agência USP

As características da fotossíntese na cana-de-açúcar e os mecanismos de fixação de energia da planta serão os assuntos centrais do workshop BIOEN/PPP Ethanol on Sugarcane Photosynthesis, que será realizado em 18/2 na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Uma atividade do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), o encontro reúne especialistas para discussão de um projeto de pesquisa de longo prazo sobre o tema.

Entre os pesquisadores convidados estão Fikret Mamedov e Stenbjörn Styring, da Universidade Uppsala, da Suécia. Em suas apresentações, eles irão abordar mecanismos de obtenção de energia por meio de fotossíntese natural e artificial. Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP), vai tratar das respostas fotossintéticas da cana-de-açúcar em condições de mudanças climáticas, em que a concentração de CO2 na atmosfera é alta. Antonio Augusto Franco Garcia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), coordenará uma mesa redonda sobre pes quisa básica sobre fotossíntese (veja programação completa abaixo). As palestras serão em inglês, com tradução simultânea.

O workshop será aberto pelos professores Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Luís Cortez, coordenador do projeto Diretrizes de Políticas Públicas para a Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo, um projeto do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPP) da FAPESP, e Gláucia de Souza, pesquisadora do Instituto de Química da USP e membro da coordenação do BIOEN.

Programa BIOEN. O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) apoia pesquisa básica e aplicada sobre biocombustíveis com o objetivo de promover o avanço do conhecimento fundamental para produção sustentável e aplicações em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil. A iniciativa conta com investimentos iniciais de R$ 73 milhões em diferentes esforços para pesquisa em instituições acadêmicas ou em associação entre universidades e empresas. Lançado pela FAPESP em julho de 2008, o BIOEN financia no momento projetos em três linhas de pesquisa: produção de biomassa para bioenergia, processos de fabricação de biocombustíveis e pesquisas sobre impactos socioeconômicos, ambientais e de uso da terra.

Workshop BIOEN/PPP Ethanol on Sugarcane Photosynthesis
FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo
18/2/2009, das 9 às 12h30

9h Abertura
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP
Luís Cortez, coordenador do Projeto de Políticas Públicas para o Etanol (Diretrizes de Políticas Públicas para a Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo)
Gláucia de Souza, Programa BIOEN/FAPESP

9h30 Sessão 1
Artificial Photosynthesis, por Marcos Buckeridge, IB/USP
The dynamics of thylakoid membrane from higher plants, por Fikret Mamedov, Universidade Uppsala (Suécia)
From natural to artificial photosynthesis: hydrogen from solar energy and water, por Stenbjörn Styring, Universidade Uppsala (Suécia)

11h00 Sessão 2
Mesa redonda: Pesquisa básica em fotossíntese, por Antonio Augusto Franco Garcia, (Esalq/USP)

12h30 Encerramento

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Ciência, Pesquisa e Tecnologia
Brasil no Google Maps
Meteorologia