Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sábado, 30 março, 2013 18:52 - PATRIMÔNIO

Em Cachoeira Paulista uma chance de conhecer e preservar para prosperar

Pino Rossi
A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista

No próximo dia 2 de abril, convocada por diversos cidadãos de Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo, uma reunião para discutir e encontrar soluções para proteger um dos mais belos edifícios ferroviários do Brasil e que está a ponto de desabar.

Talvez você já deva ter se perguntado por que o Brasil parece andar para trás. Talvez você olhe para as coisas ao seu redor e não se identifique com elas. Talvez você não acredite que o nosso país tenha conserto. Pois a hora de se mexer para mudar isso é agora e você tem mais poder nas mãos do que possa supor.

Talvez o conhecimento tenha sido colocado distante de algumas gerações, por diversos motivos e para a preservação dos privilégios de alguém e você enquanto povo, dia após dia, tenha se desinteressado e voltado sua atenção para a sobrevivência diária deixando de lado a história, a cultura e as raízes que poderiam ter feito do Brasil há muito tempo, uma grande potência econômica.

E ainda talvez mais uma vez, nossos tesouros estejam à mercê das traças, escondidos em porões, largados ao relento, caminhando sem esperança para a desintegração. Sejam livros, sejam obras de arte, sejam prédios, sejam documentos de um tempo em que o Brasil nascia como nação, a não ser que nós mesmos, cidadãos, tomemos a frente para cobrar e participar da preservação da memória, único alicerce capaz de sustentar o futuro.

A sua cidade tem uma história, de homens e mulheres que chegaram quando tudo era barro e mato, um verdadeiro mistério. E desse barro e desse mato, construíram vida, geraram riqueza. Os nomes que você lê nas placas das ruas, os monumentos empoeirados das praças e o casario antigo que sobrou são o alicerce, o futuro deles que sustenta o seu presente.

Valparaíba
Nos idos de 1800, num Brasil Império saíram para se encontrar em Valparaíba (Cachoeira Paulista), os trilhos saídos de São Paulo e os trilhos saídos da então capital, Rio de Janeiro. Um pedaço de serra no vale do Rio Paraíba do Sul a exemplo do que começava a acontecer em diversas outras regiões do país.

O maravilhoso prédio às margens do rio abrigava além da estação, a agência de correios e a Câmara Municipal que teve o prédio como sua primeira sede. Nesse ponto dos trilhos, as bitolas eram diferentes. A que vinha do Rio de Janeiro media 1,60 m de largura e a que vinha de São Paulo apenas 1,00 m e por conta desse feliz "desencontro" a comitiva imperial que partiu do Rio de Janeiro com destino a São Paulo para a inauguração oficial da ligação por trem entre as duas cidades, fez ali sua baldeação e única parada, embora tenha sido celebrada com bandas e discursos durante todo o trajeto.

No domingo (8/7/1877), os 500 passageiros da viagem inaugural Rio-São Paulo, em dois trens e quinze carros, com o Conde D'Eu, representando o Imperador e o Conselheiro Homem de Mello, de Pindamonhangaba foram saudados por dez mil pessoas na Estação Brás na capital paulista.

Cachoeira Paulista
Na cidade de Cachoeira Paulista está localizada uma das sedes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, dentro do qual está situado o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC - INPE). Neste local está instalado o supercomputador mais potente de todo o hemisfério sul do planeta. Outra instalação existente na cidade é o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), orgão responsável por monitorar e alertar sobre possíveis ocorrências de desastres naturais em todo o território brasileiro.

Cachoeira Paulista também se destaca por ser sede da Comunidade Canção Nova (comunidade Católica Romana) fundada pelo Monsenhor Jonas Abib e companheiros. A sede da Canção Nova também apresenta um grande estúdio de TV, onde são gravados os programas exibidos pela emissora pertencente a esta instituição.

Pertencimento da história
Onde existe um pedaço de história do Brasil esquecido e pessoas dispostas a manter essa história viva, existe também a possibilidade concreta de nos mantermos firmes na construção do nosso caminho enquanto povo e enquanto nação, apesar e acima dos inúmeros desmandos que temos presenciado.

Se você é de Cachoeira Paulista ou das cidades do entorno compareça, ou ajude a divulgar essa ação pelo bem de nós todos. Conhecer e preservar para prosperar, como estão preservados os maiores monumentos da humanidade, preservemos os nossos também.

Prédio tombado
Os números dos protocolos junto ao CONDEPHAAT são: 82772/2012 com data e hora 26/07/2012, 10:33:26 e o outro é 134360/2012 com data e hora 23/11/2012, 10:52:11. Que podem ser consultados através do site:www.spdoc.sp.gov.br. Apesar disso a estação corre o risco de desabar, levando consigo um pedaço da história de São Paulo, do período do café, marca registrada do progresso paulista.

Reunião Pública
Dia 2 de Abril (terça-feira) às 10 da manhã
em frente à própria Estação de Cachoeira Paulista (endereço alterado)
mais informações:
https://www.facebook.com/events/435495099862252


Fontes de referência e consulta:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/cachoeira.htm
https://www.facebook.com/groups/portovalparayba
http://www.saopauloantiga.com.br/estacao-de-cachoeira-paulista
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_Paulista

Da redação, Pedro Reis
com informações de Ralph Giesbrecht, Douglas Nascimento, Alex Machado e Pino Rossi

Leia o que já publicamos sobre Patrimônio & História

ARTIGOS | OUTROS ARTIGOS DESTE AUTOR

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest