Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Meio Ambiente / Minas Gerais
 
 
 
 
 
Divulgação/AScom Sisema
 
   
  A exposição “As Quatro Estações de Vivaldi” com obras do artista Ricardo Carvão  

Cultura e entretenimento dinamizam Semana do Meio Ambiente

quarta-feira, 3 junho, 2009 20:04

Com o slogan "Resíduo é Energia, Sustente esta Idéia" pretende-se discutir com a população um dos maiores problemas ambientais do planeta: a geração de resíduos sólidos. De 5 a 10 de junho, serão realizadas em diferentes espaços de Belo Horizonte atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente de Minas Gerais. A proposta é apresentar experiências e ações para transformar os resíduos em energia e renda, e mostrar seus benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Nesta sexta-feira (5), será inaugurada a mostra “Arte Sustentável de Sonhar”, do artista plástico, Oceano Cavalcante,que traz esculturas confeccionadas com papelão, pet e diferentes tipos de sucata. A reutilização de resíduos é matéria-prima fundamental nas exposições deste artista, que confecciona peças sacras e personagens como Dom Quixote De La Mancha reutilizando garrafa pet e papelão. As peças ficarão expostas de 5 a 15 de junho no segundo piso do Shopping Pátio Savassi (avenida do Contorno, 6061, Savassi, Belo Horizonte).

Evandro Rodney, fotógrafo conhecido pelos trabalhos publicados revelando a natureza de Minas, expõe série de fotografias sobre o tema “Plante para o Futuro”. As fotos ficarão expostas até o dia 7 de junho, no Big Shopping (avenida João César de Oliveira, 1275, Eldorado, Contagem).

Parte da mostra “Arte Sustentável de Sonhar” será exposta também no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) (rua Belém, 40, Bairro Esplanada, BH – MG), de 5 a 15 de junho. A artista Fátima Monteiro expõe seus trabalhos com objetos de arte feitos com plástico, papel, ferro. A mostra “Arte Única”, já está montada no terceiro andar do prédio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), que fica na rua Espírito Santo, 495, Centro de Belo Horizonte, o término será em 10 de junho. “O que seria lixo agredindo a natureza, vira obra de arte em peças únicas e utilitárias”, explica Fátima.

 
Divulgação/AScom Sisema
 
   
  A exposição “Tubismo”, com esculturas de aço inoxidado feitas pelo artista Ricardo Carvão  

A artesã Naná Hayne apresenta, de 5 a 10 de junho, também no CMRR a exposição de bijuterias feitas com resíduos eletroeletrônicos. Hayne transforma o resíduo do lixo tecnológico em algo útil e belo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e recursos naturais.

Ainda no CMRR o artista Ricardo Carvão apresentará, durante o mês de junho, duas exposições: “Tubismo”, com esculturas de aço inoxidado, peças produzidas com resíduos de construção de pontes e “As Quatro Estações de Vivaldi” com esculturas em formato cilíndrico criadas com carretéis vazios de solda e tiras metálicas.

O Aquecimento Global será discutido na peça teatral “No Quintal da Terra” que irá tratar ainda sobre a responsabilidade de todos em reverter a situação do desequilíbrio ambiental. A apresentação será no CMRR, às 9h30 no dia 8 de junho.

Para curtir a natureza e passear por belíssimas paisagens, de 5 a 10 de junho estão programadas trilhas ecológicas em todos os Parques Estaduais abertos à visitação: Itacolomi (31 9632-5852/8835-7260), Ibitipoca (32 3281-1101), Nova Baden (35 3271-1338), Rio Doce (31 3822-3006), Rio Preto (38 3531.3919), Serra do Brigadeiro (32 3721.7491) e Serra do Rola-Moça (31 3581.3523). Para participar basta entrar em contato com os gerentes dos parques.

A Semana promete ainda muita interatividade com a sociedade e atividades para diversos tipos de público. Entre os dias 5 a 10 de junho vão acontecer esquetes teatrais em diversos pontos de Belo Horizonte.

 
 
   
     

Agência Minas

Seja mantenedor do Farol Comunitário - jornal web gratuito e livre de senhas. Pode ser qualquer valor e nós ficamos Muito Gratos. Para doar utilize o botão ao lado.

Rádio Web Viola Viva   Núcleo da Música   JanCom AgÊncia da Informação
-   -   -
     
-   -   -
      Vídeos do Renato Cury

outros destaques:

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2009

DNAtos

Caldo Quântico

Brasil no Google Maps
Grupos do Google
Participe do grupo Farol Comunitário
E-mail:
Visitar este grupo