Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sábado, 10 dezembro, 2011 22:52

Cidade das Águas pode ser assumida pela Organização das Nações Unidas

 
 
 
Divulgação / Sectes MG
 
   
  Secretário Narcio Rodrigues se reune com o reitor Andras Nagy, na Holanda  
     

Com inauguração prevista para 2014, a Cidade das Águas pode ser transformada em um centro da Unesco antes mesmo de sua conclusão.

O assunto foi discutido nessa semana, durante encontros do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, e o presidente do Unesco-Hidroex, professor Octavio Elisio Alves de Brito, realizados na sede da Unesco, em Paris, e no Instituto de Educação para as Águas da Unesco, em Delft, Holanda. A agenda foi preparada pelo representante do Unesco-Hidroex para a Europa, Igor Tameirão.

Narcio Rodrigues e Octávio Elísio se reuniram com praticamente toda a representação do Brasil na Unesco. A embaixadora Maria Laura da Rocha elogiou a repercussão obtida na Europa pela inauguração da primeira etapa do Hidroex, e pelo lançamento oficial da Cidade das Águas, ocorrida no dia 28 de setembro de 2011, em Frutal. Ela informou que a equipe do Itamaraty está "pronta para entrar na campanha visando à transformação do Hidroex, que é um centro de Categoria II (chancelado pela Unesco) em um Centro de Categoria I (de propriedade da própria Unesco)".

Na segunda-feira, 5 de dezembro, a comitiva se reuniu com o diretor do Programa Hidrológico Internacional (PHI), Miguel Dória, e, entre as discussões, foi apresentado a ele o cronograma de obras da Cidade das Águas e as atividades que serão iniciadas em 2012, com destaque para as que serão voltadas para a CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Na terça-feira, o secretário Narcio seguiu para Lille para acompanhar o vice-governador Alberto Pinto Coelho no evento de Nord Pas Calais e Octavio Elísio foi a Lisboa para um encontro com Manoel Lapão, da CLPL. Ainda na capital de Portugal, o presidente do Hidroex esteve com embaixador do Brasil na CPLP, Pedro Mota.

Deft - Holanda

No dia 8, pela manhã, a comitiva voltou a se reunir, dessa vez em Delft, na Holanda, onde foi recebida pela cúpula do Unesco-IHE, único centro de categoria I, que é responsável, inclusive pela orientação pedagógica e pela implantação do Unesco-Hidroex.

Nessa reunião, o reitor do IHE, professor Andras Nagy entregou um documento - já aprovado pelo Conselho do PHI e dependendo da aprovação do Board da Unesco - que prevê, para os próximos anos, a abertura de quatro novos campi do IHE no mundo: um para a América Latina e o Caribe, outro para a África e mais um para a Ásia.

O Conselho Geral da Unesco deve avaliar - e aprovar - esse documento em setembro do próximo ano, data em que serão abertas as inscrições para os centros que queiram abrigar esses campi. A Cidade das Águas vai preparar sua documentação, avançar na sua implantação física e nas suas atividades pedagógicas para concorrer e se transformar no campus dedicado à América Latina e ao Caribe, passando a ser propriedade das Nações Unidas.

"Quem melhor se organizar, melhores condições têm de obter esse reconhecimento", informou Andras Nagy ao secretário Narcio e ao presidente Octavio Elisio.

Segundo o secretário, ele formará, no seu retorno ao Brasil, uma equipe específica para "cuidar de todos os detalhes necessários à obtenção dessa conquista" e vai se articular junto ao governo federal e ter uma conversa com o governador Antonio Anastasia para "fechar o orçamento necessário" à conclusão da obra da Cidade das Águas. "É uma oportunidade única e nós não podemos perdê-la", observou.

Ao final do encontro, a Cidade das Águas e o secretário Narcio Rodrigues foram convidados para o Fórum Mundial de Águas, previsto para março do próximo ano em Marselhe, França. "A Cidade das Águas é vista, hoje, como uma grande solução para a futura gestão dos recursos hídricos na terra", afirma Narcio.

via Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre o assunto

 

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest