Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 16 março, 2012 21:25

Rede Minas estreia a série "Pré-história em Minas Gerais"

Guilherme Pedreiro

Gruta do Maquiné em Cordisburgo

Para acessar o canal da RedeMinas no YouTube

Assista os episódios no link de cada sinopse

Ou assista a série completa no final da matéria

Programa Bem Cultural traz, em cinco episódios, trajetória de Peter Lund

Depois de meses de pesquisa, viagens e entrevistas, o premiado programa Bem Cultural estreia, neste domingo (18), às 19 h, uma nova série, em cinco episódios: a "Pré-História em Minas Gerais".

O programa vai apresentar os vestígios arqueológicos dos principais sítios de Minas Gerais, em especial, em Lagoa Santa e do médio Rio São Francisco.

Nestas regiões estão as cavernas e grutas mais importantes do estado. Uma área reconhecida e estudada, desde séculos passados, por especialistas de todo o mundo. “Queremos mostrar para o público como um tema como a arqueologia, tão importante para Minas e para o Brasil, está diretamente ligado ao dia a dia das pessoas”, frisa Paulo Henrique Rocha, diretor do Bem Cultural.

Um dos focos principais da série é a trajetória do paleontólogo Peter Lund por Minas Gerais, enquanto esteve no Brasil, no século XIX. A série mostra também os desdobramentos proporcionados pelas descobertas deste pesquisador, conhecido como “pai da Paleontologia brasileira”, que influenciaram várias pesquisas e viagens de caráter científico-cultural pelo mundo.

Pesquisa marca a nova série
Graças à parceria da Rede Minas com a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), o Bem Cultural foi até a Dinamarca, lugar onde nasceu e viveu Peter Lund. A equipe conheceu os passos do paleontólogo e registrou os acervos preciosos de sua história. A elaboração do roteiro dos episódios levou em consideração, primeiramente, as especificidades dos campos da ciência que tratam de tempos imemoriais (bilhões, milhões e milhares de anos) e marcam a formação geológica da Terra e a evolução da vida terrestre, antes e depois da existência humana: a Espeleologia e a Geomorfologia (constituição geológica; grutas, cavernas, sumidouros); a Paleontologia (fósseis de animais, espécies extintas); e a Arqueologia (vestígios de ocupação humana, Arte Rupestre, transformações ambientais).

Primeiro Episódio “O mundo das cavernas”
Na estreia do programa, neste domingo (18), às 19h, entra no ar “O mundo das cavernas”, que trata do processo contínuo das transformações ambientais que sempre ocorreram no globo terrestre. O geólogo Augusto Auler e o geógrafo Luís Beethoven Piló falam sobre o tema, em que a Espeleologia e a Geomorfologia têm destaque, com locações e visitas em algumas das principais grutas, lapas e sumidouros da região cárstica do estado.
Assista o primeiro episódio "O Mundo das Cavernas" no YouTube [PARTE 1] - [PARTE 2]

“O legado de Lund”
No segundo episódio (dia 25 de março, 19h), intitulado “O legado de Lund”, o programa enfoca a vida e a obra do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que iniciou o estudo do período pré-histórico em Minas Gerais, quando aqui permaneceu no século XIX. De forma inédita, a Rede Minas revela o precioso acervo de fósseis que compõem a coleção de cerca de 12.000 peças que foram enviadas pelo naturalista à Dinamarca, hoje pertencentes ao Museu Zoológico de Copenhague. A equipe do Bem Cultural entrevista os pesquisadores dinamarqueses responsáveis por esses acervos, Birgitte Holten e Michael Sterll, e também especialistas brasileiros, como o paleontólogo da PUC-Minas, Cástor Cartelle, e a arqueóloga do Iepha-MG, Maria Elisa Castellanos Solá.
Assista o segundo episódio "O Legado de Lund" no YouTube [PARTE 1] - [PARTE 2]

"No tempo dos animais gigantes”
No terceiro episódio (dia 1º de abril, 19h), o Bem Cultural vai entrar “No tempo dos animais gigantes” para mostrar o universo da paleontologia, a partir dos estudos precursores de Peter Lund em Minas Gerais. Há um verdadeiro tesouro pré-histórico guardado de forma subterrânea, incrustado em grutas e cavernas, fósseis de milhões de anos, de variados organismos que ajudam a contar a história da evolução de animais e vegetais que habitam hoje o planeta.
Assista o terceiro episódio "No tempo dos animais gigantes" no YouTube [PARTE 1] - [PARTE 2]

“O povo de Luzia”
O quarto episódio (dia 8 de abril, 19h) fala de nossa personagem mais famosa. No episódio “O povo de Luzia”, trata da história da Missão Arqueológica Franco-Brasileira liderada pela arqueóloga francesa Annete Laming Emperaire que, sob a chancela da Unesco, percorreu, na década de 1970, a mesma trilha deixada por Peter Lund na região de Lagoa Santa. Durante as escavações, desenterrou-se o fóssil humano com datação mais antiga do Brasil e possivelmente das Américas, com mais de 11 mil anos, que ganhou o nome Luzia.
Assista o quarto episódio "O povo de Luzia" no YouTube [PARTE 1] - [PARTE 2]

“A arte rupestre”
O quinto e último episódio da série (dia 15 de abril, 19h), “A arte rupestre”, faz uma abordagem sobre os vestígios deixados pela ocupação humana pré-histórica em Minas Gerais, como cemitérios paleoindígenas e, principalmente, os excepcionais exemplares de pintura rupestre, com desenhos e formas gráficas de diferentes tipos e tradições, existentes em diversos sítios arqueológicos registrados durante as gravações.
Assista o quinto episódio "A Arte Rupestre" no YouTube [PARTE 1] - [PARTE 2]

Bem Cultural
O programa Bem Cultural propõe, por meio de documentários, uma reflexão sobre o patrimônio cultural mineiro nas mais variadas celebrações, formas de expressão, saberes e lugares. O programa procura compreender as particularidades de diversos cantos do território do estado a partir dos sujeitos que os habitam e os conformam. São apresentadas várias categorias de bens materiais e imateriais, sejam celebrações, formas de expressão, saberes e lugares, como também monumentos e objetos tradicionalmente reconhecidos. Além do diretor, Paulo Henrique Rocha compõe a equipe do programa o consultor do Iepha-MG, Jason Barroso Santa Rosa, a produtora Cristina Magalhães e o editor de imagens Guilherme Pedreiro. O Bem Cultural vai ao ar, aos domingos, às 19h.

Assista aqui os cinco episódios em sequência - 10 vídeos duração 2:13:26

via Agência Minas

Veja também + Assuntos relacionados:

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest