Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 1 junho, 2012 0:12

Centro Floresta-Escola no Triângulo Mineiro

Governo de Minas vai implantar Centro Floresta-Escola no Triângulo Mineiro

Projeto será desenvolvido numa área de 2,4 milhões de metros quadrados na Cidade das Águas Unesco-Hidroex

No momento em que o Brasil intensifica as discussões sobre o meio ambiente com a realização da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), o Governo de Minas desenvolve ações de incentivo à pesquisa para aplicação de políticas voltadas à preservação dos ecossistemas. Uma dessas ações será a implantação do Centro de Ciências Ambientais Floresta-Escola (CECAFE), na Cidade das Águas Unesco-Hidroex, em Frutal (Triângulo Mineiro), a partir de 1º de junho.

A iniciativa tem a parceria da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com um grupo de 25 pesquisadores, entre mestres, doutores e pós-doutores. A criação do Cecafe tem o objetivo de gerar conhecimento para adotar políticas de reabilitação e restauração do meio ambiente com foco nos recursos hídricos e na biodiversidade. A meta é colocar o Centro de Ciências Ambientais Floresta-Escola como uma referência internacional de pesquisa em parceria com a UFV, instituição de reconhecido know how em florestas.

O pesquisador João Augusto Alves Meira Neto — com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa — será o coordenador do projeto. Segundo ele, serão instalados na Cidade das Águas Unesco-Hidroex: laboratórios de Ecologia; Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Biologia Molecular e Anatomia Vegetal. Uma área de 2,4 milhões de metros quadrados, localizada na região de Vila Barroso, foi destinada para pesquisa em campo, às margens do Rio Grande.

O trabalho dos pesquisadores será iniciado ainda esta semana com o censo de toda a floresta para subsidiar os estudos. Segundo o vice-presidente da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, Alexandre Saad, a parceria da UFV será de fundamental importância como instituição integrante do Condomínio Temático da Cidade das Águas. “O Governo de Minas inaugura, em Frutal, um momento histórico para a pesquisa brasileira, disse.

O Unesco-Hidroex é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e o projeto Cidade das Águas é uma das prioridades do Governo de Minas para a área de pesquisa e gestão dos recursos hídricos. O projeto já tem inclusive uma série de parcerias nacionais e internacionais.

via Débora Ozório | Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre o assunto

 

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest

Temas correlatos

ÁGUA | ENERGIA | LIXO

MEIO AMBIENTE | MOBILIDADE