Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 20 julho, 2012 12:19

Resgate da dignidade

Divulgação

São quatro matérias especiais – em versões áudio e vídeo, disponíveis para rádio, TV e internet – sobre as ações do Programa de Convivência com a Seca

Você acompanha os vídeos e as fotos abaixo

A Agência Minas apresenta, nesta sexta-feira (20), a quarta e última reportagem da série especial sobre as iniciativas do Governo do Estado para atendimento às regiões atingidas pela estiagem.

A série conta com quatro matérias especiais – em versões áudio e vídeo, disponíveis para rádio, TV e internet – sobre as ações do Programa de Convivência com a Seca. A primeira reportagem foi veiculada na sexta-feira (13) e, a segunda, na última segunda-feira (16). Na quarta-feira (18) foi veiculada a terceira matéria a série.

A quarta reportagem especial da série “Soluções para a Seca” apresenta um balanço das ações do Comitê Gestor de Convivência com a Seca, que reúne representantes de oito secretarias e de dez órgãos estaduais. A matéria relata, ainda, bastidores dos trabalhos de produção da série especial – que aborda temas como o incentivo à atividade agrícola, o apoio logístico aos municípios, investimentos em infraestrutura, medidas preventivas de convivência com a seca, programas e ações diversos, além das estratégias emergenciais, quando necessárias.

“Nós realizamos ao longo dos últimos anos muitos investimentos em infraestrutura na região semiárida de Minas, não só com as estradas, através do Proacesso, mas também com a construção, por exemplo, das barraginhas. Estamos também com investimentos sólidos em um programa financiado pelo Banco Mundial, denominado PCPR (Programa de Combate à Pobreza Rural), com o objetivo de melhorar a produção de pequenas comunidades, dando alternativa de renda para as comunidades ali locadas”, destaca o governador Antonio Anastasia.

O governador enaltece, ainda, outras medidas desenvolvidas pelo Governo de Minas para apoiar os municípios atingidos pela seca. “Temos, também, é bom lembrar, a Copanor, que é uma subsidiária da Copasa muito importante, que garante o abastecimento de água de qualidade para pequenas comunidades na região. Ou seja, há um grande esforço conjugado do Governo do Estado, em parceira com o governo federal e especialmente com as prefeituras, para minimizar os efeitos da seca em uma região que, por natureza, de fato, recebe índices de chuva menores que o restante do Estado e do Brasil”, afirma Antonio Anastasia.

A equipe do Núcleo Multimídia da Agência Minas percorreu, durante dez dias, mais de mil quilômetros, passando pelas cidades de Montes Claros, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Guaraciama, Capitão Enéas, Juramento e Mirabela. Na reportagem, moradores dos municípios visitados pela equipe de reportagem fazem relatos espontâneos sobre as diversas melhorias nas condições de vida com a implantação dos programas e ações desenvolvidas pelo Governo de Minas na região do Grande Norte do Estado.

“O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, presta apoio constante aos municípios, tanto em ações preventivas quanto em medidas assistenciais. Este trabalho tem o objetivo de assegurar condições de dignidade e cidadania aos cidadãos das localidades afetadas pela seca. A vida das pessoas é nosso objetivo primordial”, explicou o Coordenador Estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel PM Luis Carlos Dias Martins.

A série
A primeira reportagem da série mostrou como a construção de uma barragem mudou a vida de uma comunidade no município de Claro dos Poções. Quem não tinha água encanada, agora, pode plantar horta no quintal. Setenta pequenas barragens e trezentas bacias de captação para água da chuva já foram feitas pelo governo no Norte do Estado.

Já a segunda reportagem mostrou as iniciativas de apoio logístico do Governo de Minas às regiões atingidas. Dentre as ações, destacam-se os novos postos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, instalados nas regiões prejudicadas pela estiagem, permitindo socorro rápido às vítimas, com distribuição de alimentos, colchões e cisternas. As unidades servem, ainda, como ponto de apoio para a articulação de ajuda humanitária.

A terceira reportagem especial da série “Soluções para a Seca” destaca os resultados do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). O programa, voltado principalmente à população dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, visa buscar soluções para desenvolver as comunidades de áreas de carência social, financiando projetos comunitários. O PCPR é promovido pelo Governo de Minas com apoio do Banco Mundial.

Neste ano, o período de estiagem começou mais cedo e 113 municípios mineiros já decretaram situação de emergência. O Plano Seca 2012, do Governo de Minas, prevê investimentos da ordem de R$ 11 milhões apenas para a oferta de materiais de ajuda humanitária. Além disso, o governo do Estado destinou recursos para obras de infraestrutura e programas de desenvolvimento local.

via Agência Minas

Nesta série :

Resgate da dignidade

Programa de Combate à Pobreza Rural

Apoio logístico aos municípios

Seca no Grande Norte: Governo de Minas já distribuiu 368 toneladas de alimentos

Comitê Gestor de Convivência com a Seca mostra ações e traça estratégias para o semiárido

Soluções para a seca

Audio 1 - Barragens
Audio 2 - Logística
Audio 3 - Investimentos
Audio 4 - Resgate da dignidade
Fotos

Veja também:

Ações de prevenção para enfrentar a seca

Parceria vai levar água para comunidades rurais

Investimentos aliviam seca no Grande Norte

Planos de combate a seca

Anastasia anuncia pacote para a convivência com a seca

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest