Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 20 setembro, 2012 9:56

Minas do Futuro

Reprodução

Nova série mostra os investimentos do Governo de Minas em inovação e tecnologia. A criação dos Parques Tecnológicos e a implantação dos polos de Excelência fazem o Estado se destacar nacionalmente na produção de conhecimento

“Minas do Futuro” é a nova série de reportagens da Agência Minas, que vai revelar como o Estado tem investido cada vez mais na produção de conhecimento. Acompanhando as ações para a Semana Florestal 2012, marcada pelo Dia da Árvore, em 21 de setembro, a primeira matéria da série apresenta o Polo de Excelência em Florestas.

Uma plataforma de programas, projetos e iniciativas de base científica e tecnológica voltadas para o meio ambiente, o polo funciona na Universidade de Viçosa e já apresenta grandes resultados. Um dos destaques da iniciativa é o equipamento, criado por um grupo de professores e alunos, que elimina os gases poluentes lançados na atmosfera durante a produção de carvão.

A reportagem também mostra a descoberta de um cientista que está garantindo geração de renda para famílias em diversas cidades da Zona da Mata e do Norte de Minas. Ele conseguiu quebrar o tempo de germinação da semente da macaúba, e tornar possível o cultivo comercial da planta típica do cerrado. O coco da macaúba produz um óleo disputado por diversas empresas de cosméticos. Confira ao lado a reportagem completa, em vídeo e áudio.

Os polos de excelência de Minas Gerais contemplam setores estratégicos para a economia do estado. O objetivo é tornar cada um desses centros uma referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação. As próximas reportagens serão sobre o Polo de Excelência do Leite, um investimento do Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e sobre como funciona um Parque Tecnológico.

Investimentos
O Governo de Minas investiu mais de 60 milhões de reais na criação dos Parques Tecnológicos no estado. Além de Viçosa, já existem no estado o BHTec, em Belo Horizonte, e outros quatro parques em implantação em Uberaba, Lavras, Itajubá e Juiz de Fora.

Assista as reportagens em vídeo da série “Minas do Futuro”

 
 

via Agência Minas

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest