Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
Sexta-feira, 24 Janeiro, 2014 10:35

Cidade das Águas será sede sudeste do INA

   
Divulgação/Sectes
Anúncio sobre a escolha da instituição foi feito em evento realizado nesta quinta-feira (23), em Frutal

Cidade das Águas Unesco Hidroex será sede do Instituto Nacional de Águas no Sudeste. Instituição do Estado foi escolhida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi assinado ainda protocolo para implantação de centro de turbina a gás em Uberaba

A Cidade das Águas Unesco Hidroex, instituição do Governo de Minas Gerais, vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), será sede da região sudeste do Instituto Nacional de Águas (INA), organismo recentemente aprovado pelo Congresso nacional e que aguarda sanção presidencial.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23/01), em Frutal, no Triângulo mineiro, na sede da instituição, pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, juntamente com a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Na mesma solenidade foram formalizadas as articulações para que a Cidade das Águas deixe de ser centro de categoria II da Unesco e se transforme em categoria I.

"Minas dá exemplo no estabelecimento de uma política para a gestão de nossos recursos hídricos. Estaremos com o INA somando a este esforço. Se antes éramos apenas apoiadores, agora iremos investir maciçamente neste projeto", afirmou o ministro Raupp.

A secretaria Renata Vilhena destacou a responsabilidade de Minas Gerais no gerenciamento e gestão dos recursos hídricos. O secretario Narcio Rodrigues destacou a grande contribuição que grandes instituições deram para a implantação da Cidade das Águas, lembrando que ele está se consolidando num grande centro de pesquisa de recursos hídricos com importantes parceiros internacionais. "Este projeto não é local, não é só de Minas. Ele é para o Brasil. Para o mundo. Atualmente com a Cidade das Águas, o Brasil é o único país que integra o grupo dos Brics que vem tratando do tema água com esta seriedade", acrescentou.

Ele ressaltou também a contribuição do Ministério da Ciência e da Tecnologia e do governo Federal, lembrando que a introdução do INA junto ao Hidroex, habilita o instituto a conquistar a caracterização de centro de categoria I da Unesco. Atualmente existe apenas outro centro com esta avaliação, na Holanda.

Participaram da reunião, além do prefeito em exercício de Frutal, Frontino Esio Santana; o reitor da Unesco-IHE da Holanda, András Szollosl-Nagy; o presidente da Unesco-Hidroex, Octávio Elísio e o subsecretario do Ministério, Arquimedes Diogenes Ciloni.

Turbinas a gás

O secretário Narcio Rodrigues e o ministro Marco Antônio Raupp assinaram ainda protocolo de intenções entre a União e o Governo de Minas para a implantação de um Centro de Turbinas a Gás, em Uberaba. A instituição de pesquisa será um dos polos do complexo Aeroespacial de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro.

"O Governo de Minas já garantiu R$14 milhões para a implantação do parque. Outros 15 milhões são fruto de emenda da bancada mineira ao orçamento e serão investidos na estruturação física do Centro", informou Narcio Rodrigues.

Assinaram o protocolo o ministro; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau e a vice-reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Ana Lúcia de Assis Simões.

via Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre o assunto

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest