Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
Quarta-feira, 28 Maio, 2014 22:47

Cidade das Águas é citada como modelo em simpósio nacional sobre o tema

Divulgação/Sectes
Obras da Cidades das Águas, em Frutal, já estão em estado avançado

Evento realizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, estimula discussão sobre os desafios da indústria diante da escassez do recurso natural

Nesta terça-feira (27/05), a Cidade das Águas Unesco-HidroEX, projeto inovador do Governo de Minas que trata da pesquisa e preservação dos recursos hídricos no país, foi tema da abertura do Simpósio Nacional de Águas e o Futuro do Setor Industrial, realizado em Uberaba.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, abriu oficialmente o evento e utilizou a iniciativa do Estado de Minas Gerais como exemplo de ação em prol da sustentabilidade.

Para o secretário, o momento que o país está vivendo é de extrema preocupação e, por isso, medidas para a utilização e racionalização da água devem ser tomadas de forma emergencial. "A Cidade das Águas irá ajudar a encaminhar soluções para nossos principais problemas referentes à preservação da água. Hoje, a iniciativa já atua na conscientização da nossa sociedade para este importante tema, além de propor soluções para a melhoria da gestão desse recurso e da implementação de políticas públicas inovadoras na área do saneamento básico", destacou.

Durante a abertura, Narcio informou, ainda, que a terra tem aproximadamente 70% da superfície coberta por água, mas que, no entanto, que apenas 3% deste volume é de água doce, própria para o consumo humano. "Dois elementos se unem de forma predatória: o desperdício e a contaminação de nossas mananciais. O Brasil é um país privilegiado por abrigar a maior reserva de água doce do planeta: 12% do total mundial. Daí a importância de mudarmos urgentemente este cenário", concluiu.

A Cidade das Águas Unesco-HidroEX tem o objetivo de difundir o conceito "Educação para as Águas" em duas regiões estratégicas do planeta: a América Latina e os países africanos de língua portuguesa. Sua construção, em Frutal, no Triângulo Mineiro, assinada pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, chegará ao final 84% concluída. Entretanto, pesquisadores de 15 universidades federais que integram o condomínio temático já realizam pesquisas com a finalidade de buscar soluções para o tema da preservação deste recurso natural.

Encontro nacional

Promovido pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), em parceria com o Governo de Minas, por meio da Copasa, e do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), da Prefeitura de Uberaba, da Codau e da Fiemg, o Simpósio Nacional de Águas, no Triângulo Mineiro, que termina nesta quarta-feira (28/05), estimula a discussão sobre a oferta da água, o seu uso e reuso nos processos fabris.

O objetivo do encontro é discutir os desa?os da indústria num cenário de escassez desse recurso fundamental para o processo de produção e ampliar o debate sobre as tecnologias que oferecem condições de produzir em maior escala, mas com o menor consumo de água.

Neste sentido, segundo o presidente do Cigra, Nagib Facury, a entidade pretende mobilizar autoridades, empresários, executivos, técnicos e demais setores a buscar alternativas sustentáveis para o uso da água nos processos industriais. "O setor industrial está preocupado com a atual circunstância em que se encontram os lagos e os nossos rios. Na sua avaliação, a indústria precisa repassar o seu exemplo à sociedade de como utilizar, racionalizar e racionar o uso da água nesse setor", ressaltou Facury.

via Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre o assunto

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest