Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 16 fevereiro, 2007 11h36

Uso adequado da água

   
Daniel Nunes
Ponto de captação de água bruta em Uberlândia

A água precisa de uso racional e consciente. A quantidade de água do mundo não mudou, só que vai ficar cada dia mais imprópria para consumo.

Na tabela abaixo algumas dicas para o uso e que de quebra trazem economia para o seu bolso.

Banho

Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo 15 minutos, economizam água e energia elétrica. Abra o chuveiro, deixe-se molhar, feche-o, ensaboe-se e depois abra-o para enxaguar-se, ao invés de passar o tempo todo com o chuveiro ligado.

Higiene Oral

Escovar os dentes com torneira aberta gasta até 25 litros de água. Escove primeiro e depois abra a torneira apenas o necessário para encher um copo para o enxague da boca.

Vaso Sanitário

Uma válvula no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso, aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso sanitário.

Torneiras

Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto; pingando, gasta até 46 litros por dia.

Na cozinha

Lavar louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 150 litros. O certo é primeiro escovar e depois ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

Piscinas

Atualmente, existem técnicas de limpeza e tratamento de água que, se realizadas nos prazos de manutenção, dispensam por completo a troca da água. Em 1 metro cúbico de água, temos 1.000 litros.

Automóveis

Para lavar automóveis, de preferência ao uso de baldes no lugar da mangueira. Uma mangueira ligada o tempo todo durante a limpeza do automóvel consome até 600 litros. Com o balde, no máximo são usados 60 litros.

Calçadas

Procure varrer as calçadas, deixando para usar a mangueira uma vez na semana. Prefira o balde ao lavar as calçadas seguidamente.

Os valores absolutos podem sofrer alguma variação estatística, consulte o site ou vá ao escritório da companhia de saneamento da sua cidade, para informações mais detalhadas.

Algumas das fontes consultadas

DMAE Uberlândia - MG
COPASA Belo Horizonte - MG
SABESP Sao Paulo - SP
COMUSA Novo Hamburgo - RS

da Redação

Saiba mais no Caderno Água

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest