Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quarta-feira, 8 outubro, 2008 19:37

Minas amplia área de grãos e safra 2009 pode ser recorde

 
 
 
arquivo
 
   
     

Minas Gerais pode ter uma safra histórica de grãos em 2009. A primeira estimativa oficial da safra a ser colhida em todo o país no ano que vem foi divulgada, nesta quarta-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o levantamento, a produção de grãos no Estado deve ficar entre 10,31 milhões e 10,49 milhões de toneladas. Um crescimento entre 0,8% e 2,6% em relação à produção deste ano, que foi de 10,22 milhões de toneladas.

Se a estimativa mais otimista se confirmar, a safra mineira também supera a produção recorde de 2005, que foi de 10,41 milhões de toneladas.

Já a área plantada com grãos em Minas Gerais deverá ficar entre 2,89 milhões de hectares e 2,93 milhões de hectares. Um crescimento entre 2,3% e 3,8% em relação à safra anterior. “Os sinais são positivos em relação à compra de fertilizantes para a safra que começa a ser plantada, mesmo com a alta do preço dos insumos”, comenta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

Tanto na taxa de crescimento da produção quanto na referente à área plantada, Minas deve superar a média nacional. Segundo a Conab, o Brasil deve ter uma produção de grãos entre 142,02 milhões e 144,55 milhões de toneladas em 2009. A variação em relação à safra de 2008 é de -1,2% a 0,5%. Em relação à área plantada, o país deve apresentar um acréscimo entre 1,2% e 2,7%. “Desejamos que haja disponibilidade de crédito para a economia, reduzindo os efeitos da crise mundial”, comenta o secretário.

Seguindo a tendência de 2008, a cultura do milho deverá ser o grande destaque em Minas Gerais. O crescimento estimado da produção fica entre 1,6% e 4%, podendo chegar a 6,89 milhões de toneladas, mais uma produção recorde no Estado. A área plantada com milho deve ter um crescimento entre 3,9% e 6,3%. Já a média nacional indica queda da produção e da área plantada.

A produção do feijão de primeira safra em Minas Gerais deve ficar entre 203 mil e 207 mil toneladas. Um aumento que varia de 0,8% a 2,7% em relação à última safra. Os bons preços pagos aos produtores refletem-se no aumento estimado entre 4% e 6% da área plantada.

A soja deve apresentar um pequeno acréscimo da área plantada, entre 0,5% e 1%. Porém a produção deve cair entre 2,2% e 1,7%, ficando entre 2,48 milhões de toneladas e 2,49 milhões de toneladas. A queda é explicada porque nesta primeira previsão, o cálculo da produtividade nas lavouras é feito levando-se em consideração a média dos últimos cinco anos.

Agência Minas

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest