Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
terça-feira, 4 novembro, 2008 11:43

VII Dia de Campo Fazu destaca o bem-estar animal

 
 
 
Fazu / divulgação
 
   
     

No próximo dia 8 (sábado), a Fazu realiza o VII Dia de Campo, com o tema "Produção animal em pastagens intensivas com e sem suplementação concentrada, com avaliação do bem-estar animal". O evento acontece a partir das 7h no anfiteatro do Hospital Veterinário de Uberaba – Campus Fazu.

O Dia de Campo vai apresentar resultados de pesquisas realizadas nos últimos dez anos, de um sistema intensivo de pastejo para a produção de carne com animais zebuínos e seus cruzamentos. São esperados produtores rurais, profissionais da área de Ciências Agrárias e estudantes.

As palestras serão divididas em três assuntos. Das 8h às 08h50, o professor especialista Adilson de Paula Almeida Aguiar vai abordar os resultados de dez anos de pesquisas em pastagens intensivas - manejo do pastejo, manejo da fertilidade do solo, produção animal, custos de produção e resultado econômico.

Das 09h às 09h50 o professor doutor Leonardo de Oliveira Fernandes apresenta os resultados de pesquisas sobre suplementação protéico-energética de bovinos de corte manejados em pastagens intensivas durante o período das águas e da seca. E das 10h às 10h50, o professor mestre Alexandre Lúcio Bizinoto mostra os resultados de pesquisas sobre estratégias para a redução dos efeitos do estresse sobre bovinos zebu e cruzados em pastagens – sombreamento, suplementos.

Numa das etapas do evento (das 11h às 13h), os participantes poderão visitar as unidades demonstrativas: módulos de pastejo dos capins de mombaça, tânzania, tifton 85, braquiarão/barreirão e o campo agrostológico. Em cada estação, eles vão assistir a apresentações sobre os temas e ainda terão tempo para fazer perguntas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fazu.br.

Dentro da programação da semana, a Fazu também realiza o VII Curso de Atualização em Correção e Adubação de Solo Sob Pastagem. O treinamento começa amanhã e vai até a sexta-feira. Os participantes vão conhecer desde amostragens sobre avaliação do estado nutricional da planta forrageira e da fertilidade do solo – de análise foliar e de solo até as metodologias de análises laboratoriais e interpretação de resultados de análises de solo.

Todos receberão informações sobre as recomendações de calagem e adubação de pastagens, ciclagem de nutrientes na pastagem e manejo da fertilidade do solo sob pastagens. O curso também vai destacar elementos úteis e elementos tóxicos (uso do silício), adubação orgânica, adubação organo-mineral, adubação foliar, fertirrigação, otimização da adubação e o impacto ambiental de fertilizantes.

Isabela Avelar | FAZU

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest