Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
sexta-feira, 12 dezembro, 2008 17:03

Girolando participa da posse de Kátia Abreu na CNA

Divulgação Girolando
José Donato, presidente da Girolando

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tem na CNA uma parceira fundamental na defesa dos interesses da pecuária de leite

Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Donato, confirmou presença na solenidade de posse da pecuarista e senadora Kátia Abreu no comando da CNA e do Senar.

Evento acontece na sexta-feira, 16/12, a partir das 20h, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Brasil 21.

De acordo com a assessoria de comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, também já haviam confirmado presença, até na tarde de segunda-feira, entre outros, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves – ambos do PSDB, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, e o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN).

O SENAR - Primeira mulher eleita para a presidência da CNA, a pecuarista e senadora do Democratas de Tocantins, Kátia Abreu, será empossada também, na presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - órgão vinculado à CNA.

Mantido pela classe patronal rural, o Senar é uma instituição de direito privado e dirigida por um Conselho Deliberativo, de composição tripartite e paritária (composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros).

A PARCERIA - Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tem na CNA uma parceira fundamental no encaminhamento das questões de interesse da pecuária de leite - ressalta José Donato, lembrando que, inclusive, a Girolando participa de todas as reuniões da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da entidade e tem representação na comissão especial do marketing do leite, coordenada pela confederação.

Além desta parceria ampla, o presidente da Girolando diz que os pronunciamentos públicos feitos pela senadora Kátia Abreu sobre assuntos pontuais – como a informatização do campo, os treinamentos e os custos de produção, reforçam a aliança. “São projetos cem por cento afinados com o que a Girolando defende”, afirma José Donato.

OS PROJETOS - Os planos da senadora para a CNA - que reúne 3,6 mil sindicatos, incluem máximas de gestão empresarial, como planejamento estratégico e melhora nos gastos da entidade, além da profissionalização e a descentralização. Kátia Abreu quer contratar uma empresa especializada em planejamento estratégico e outra para orientar a gestão financeira da CNA.

A senadora de Tocantins também encomendou um amplo estudo para a criação de um plano de previdência privada (CNAprev) para os produtores com a chancela da entidade. Kátia Abreu quer ainda, estruturar um programa de inclusão digital para financiar computadores a 500 mil produtores rurais. "Queremos todos com um laptop na mão, ligados na internet, nos mercados internacionais, via satélite ou telefone", ressalta.

A NOVA DIRETORIA - Kátia Abreu substitui Fábio de Salles Meirelles, e vai administrar a CNA no triênio 2008-2011, ao lado de Ágide Meneguette (PR) como 1º vice-presidente; Fábio de Salles (MG) como vice-presidente Executivo; Pio Guerra Júnior (PE) como vice-presidente de Secretaria; e Ademar Silva Júnior (MS) como vice-presidente de Finanças.

Assumem ainda, os membros efetivos do Conselho Fiscal, Carlos Fernandes Xavier (PA), Roberto Simões (MG) e Eurípedes Ferreira Lins (AM), tendo como suplentes Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL), José Zeferino Pedrozo (SC) e Eduardo Silveira Sobral (SE).

INDEPENDÊNCIA - A senadora Kátia Abreu tem feito questão de rechaçar, em suas entrevistas, os comentários sobre uso da principal entidade do setor rural como instrumento de oposição ao governo Lula.

"Continuo na oposição e no Democratas, mas meu partido não vai presidir a CNA. Represento 1,2 milhão de produtores e vou discutir e propor parcerias ao governo. Podemos pensar diferente, mas seremos convergentes no interesse do setor" – afirma ela.

Prevendo um cenário negativo para o setor em 2009, Kátia Abreu defende a liberação de créditos para pecuaristas – especialmente a pecuária de leite, para agricultores e setores afins, avaliando que, se o agronegócio encolher, as exportações serão reduzidas, o que afetará a balança comercial do país. Sem contar, segundo ela, as conseqüências desastrosas que este encolhimento representaria para a economia brasileira de um modo geral.

Quem é Kátia Abreu?
Kátia Abreu nasceu em Goiânia (GO), onde se formou em Psicologia. Mãe de três filhos, tornou-se empresária rural aos 25 anos, após a morte do marido. Seis anos depois, no Sindicato Rural de Gurupi (TO), tornou-se a primeira mulher a comandar uma entidade rural no Brasil. Também foi a única a presidir uma federação estadual de agricultura, no Tocantins. Ela também é apontada como a primeira a fazer parte da diretoria da CNA. A partir de 2006, passou a ocupar uma vice-presidência. Kátia vem de uma experiência parlamentar que se iniciou em 2000, como deputada federal. Foi ainda a primeira mulher a presidir a Frente Parlamentar da Agricultura no Congresso.

Giselda Campos | Comunicação/Girolando

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest