Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
 
segunda-feira, 2 fevereiro, 2009 13:40

Calu dá início a mais uma temporada do Programa GQC

 
 
 
divulgação/Calu
 
   
  Treinamento profissionaliza o produtor rural e faz com que ele cresça na atividade  
     

A competitividade típica do sistema capitalista, há algum tempo, já chegou às porteiras das propriedades rurais.

Com a globalização e os produtos agropecuários brasileiros conquistando novas fronteiras, fica evidente que os produtores rurais do Brasil não mais competem entre si somente, mas, sobretudo, com agricultores e pecuaristas de outros países.

E, na corrida para tornar-se competitivo, o produtor já percebeu que a saída é investir em tecnologia. “Profissionalizar-se na atividade é a bola da vez. É preciso encará-la como um negócio e um dos aspectos que possibilita agregar valor às atividades econômicas é o acesso à tecnologia, seja de gestão ou de produção para obter maior eficiência e eficácia na condução dos negócios”, observa o coordenador de projetos na área técnica da Cooperativa Agropecuária Ltda de Uberlândia – Calu, Robin Rodrigues.

Essa tem sido a preocupação das cooperativas agropecuárias. Na Calu, por exemplo, além dos diversos programas de assistência técnica ao produtor, o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Minas) tem sido uma ótima ferramenta para estimular o crescimento do associado na atividade leiteira.

Neste ano, a Cooperativa formará a quinta turma, com a participação 10 propriedades rurais e 20 pessoas ao todo entre produtores, gerentes e trabalhadores rurais. As atividades têm início no dia 9 de fevereiro e seguem até o dia 13 de maio. Aulas práticas e teóricas serão distribuídas ao longo desse período.

“Nesse Programa, o produtor rural tem a oportunidade de aperfeiçoar a gestão com qualidade dos processos, nas propriedades, para atender às exigências do mercado”, ressalta Robin Rodrigues

O objetivo do treinamento é estimular uma mudança cultural, transformando o produtor em “empresário rural”. “O GQC amplia conhecimentos das variáveis dentro e fora da porteira, difundi conhecimentos de gestão e qualidade para o produtor e sua aplicabilidade na fazenda, além de fomentar a importância de gerenciar processos e implementações de indicadores de desempenho. Ele dissemina ainda ferramentas da qualidade para solucionar problemas, promover melhorias contínuas e estimula a adoção de técnicas que permitam a rastreabilidade dos produtos, segurança alimentar e certificação”, completa Rodrigues.

Resultados
O cooperado, Renato Souza Gomes, que há 16 anos trabalha com a pecuária leiteira, fez parte da quarta turma do GQC Calu. Ele passou por todas as etapas do Programa e saiu satisfeito. O Programa deu ao produtor a possibilidade de duplicar a produção diária de leite na propriedade. “Nós produtores, hoje, necessitamos de muito conhecimento e, ao participarmos do GQC, conseguimos suprir as nossas necessidades”, diz.

Cronograma das aulas:
09/02 e 10/2 - Teoria Gestão
18/02 a 03/03 - Consultoria na Fazenda
09/03 e 10/03 - Teoria Gestão
16/03 a 24/03 - Consultoria na Fazenda
30/03 e 31/03 - Teoria da Qualidade
06/04 a 15/04 - Consultoria na Fazenda
27/04 e 28/04 - Teoria da Qualidade
04/05 a 13/05 - Consultoria na Fazenda

Érica Magalhães /MF Comunicação

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest