Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
 
sábado, 14 fevereiro, 2009 19:02

Melhores do gir leiteiro e do holandês vão movimentar a Megaleite 2009

 
 
 
divulgação
 
   
  Assembleia de diretores da Girolando - da esq. para dir. Maurício Coelho, Milton Magalhães,
Maria Inez Cruvinel, Fernando Brasileiro, Nelson Ariza e Jônadan Ma
 
     

Reunidos em assembleia, os diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando aprovaram uma série de eventos que vão movimentar a Megaleite – encontro promovido anualmente pela entidade.

Já para a versão de 2009, que acontece em Uberaba (MG), de 29 de junho a 5 de julho, está garantida a realização da EXPHOMIG – Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais. A diretoria da Girolando e a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais acertaram um contrato para três anos consecutivos.

Assembleia também concluiu os acertos para a Megaleite sediar a Exposição Nacional de Gir Leiteiro. Acordo será sacramentado nos próximos dias, com a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.
Com isso, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando vai reunir, num único evento, os melhores representantes das duas raças que culminaram com a existência do Girolando.

O cruzamento do gir com o holandês se manifestou como uma ótima alternativa para a produção de leite em regiões tropicais – caso de mais de 90% da área territorial do país. A raça holandesa – uma grande produtora de leite, é apropriada para clima temperado, e daí, surgiu a idéia de cruzar a raça com o gir – que é adaptado ao clima tropical e também com grande potencial leiteiro.

ATIVIDADES EXTRAS – Assembleia também confirmou, para a Megaleite de 2009, a realização de um Fórum Nacional de Debates; o Torneio Leiteiro Mãos de Ouro (em parceria com a Associação das Mulheres Rurais/Amur); e a Giroleite (em parceria com o Museu do Zebu).

O Mãos de Ouro premia as mulheres que apresentam melhor performance na ordenha manual, enquanto a Giroleite tem as crianças de público-alvo. Para se ter uma ideia do tamanho deste evento, em 2008 a Giroleite alcançou cinco mil jovens – que ouviram palestras sobre o leite, se deliciaram com produtos lácteos, e participaram de um concurso de redação sobre o assunto. A Girolando premia os melhores trabalhos.

EXPANSÃO – Enquanto prepara a agenda da Megaleite 2009, a Girolando também toma fôlego para intensificar sua participação na SuperAgro. Já a partir do evento de 2009, que acontece de 27 de maio a 7 de junho, a associação vai atuar como organizadora oficial dos leilões relacionados à raça que representa.

A SuperAgro é realizada no Complexo Expominas, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Criada em 2005, trata-se de uma realização do governo de Minas Gerais – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae Minas.

O evento tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do agronegócio mineiro por meio da prospecção e realização de negócios pelos diversos agentes do setor, representados pelos criadores e produtores rurais e pelas indústrias e empresas fornecedoras para os diferentes segmentos do agronegócio. Em 2008 participaram cerca de 300 expositores de Minas e de outros estados.

CONSOLIDAÇÃO – Os diretores da Girolando também reafirmaram a participação da entidade na Feileite 2009. Desde o ano passado, a Girolando é a organizadora oficial dos leilões da raça na Feileite, que acontece anualmente no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). Em 2009 a Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite será promovida de 3 a 7 de novembro.

O leilão especial da raça Girolando realizado na Feileite de 2008 comercializou 68 animais da mais alta genética, entre bezerras, novilhas a inseminar, novilhas prenhas, prenhezes, vacas amojando e vacas em lactação. No total, o leilão faturou R$ 311,040 mil – uma média de R$ 4,574 mil.

Giselda Campos | Comunicação/Girolando

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest