Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
 
sexta-feira, 13 março, 2009 18:10

Calu dá início às pré-assembleias

 
 
 
Érica Magalhães
 
   
     

No regime cooperativista, as decisões devem ser democráticas. Afinal, a cooperativa é propriedade de seus associados e são eles que definem a direção dos negócios.

Para fazer valer essa democracia, o quadro de cooperados é divido em núcleos das respectivas comunidades e esses representados por comitês responsáveis por fazer a ponte entre a cooperativa e o associado.

O ponto máximo da democracia cooperativista é a Assembleia Geral Ordinária (AGO), momento em que todos os associados aprovam o orçamento, balanço e projeções da cooperativa.

A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu está em fase de preparação para a AGO 2009. Para isso, ela dá início, na próxima semana, a partir de segunda-feira (16/03) às pré-assembleias com a participação dos integrantes dos núcleos de todas as filiais.

As reuniões que antecedem a AGO têm como finalidade apresentar os assuntos que serão tratados na Assembleia Geral, apresentar os planos e projetos da Cooperativa para 2009 e assuntos diversos com a presença dos órgãos sociais e diretoria executiva da cooperativa.

“Nós fazemos questão que aconteçam as pré-assembleias, pois é um momento em que nós podemos explicar melhor para os nossos associados os novos rumos da Cooperativa e esclarecer dúvidas antes de levar as questões para a AGO”, pontua o presidente da Calu, Eduardo Dessimoni Teixeira.

A primeira reunião será em Uberlândia, na segunda-feira (16/03), às 19 horas, no salão de eventos da Cooperativa. Na terça-feira (17/03), será a vez de Monte Alegre de Minas, também às 19 horas, no restaurante do Parque de Exposições da cidade; dia 18 em Tupaciguara na Loja Calu, às 19 horas, e no dia 20, será a vez de Gurinhatã, às 12 horas, no salão paroquial e, em Ituiutaba, às 18 horas na Loja Calu.

A AGO da Calu será realizada no dia 28 de março, a partir das 13 horas, no salão de convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia – CDL, localizada na avenida Belo Horizonte, 1290, bairro Martins.

A importância dos núcleos no sistema cooperativista

Os núcleos são formados por associados à cooperativa, numa determinada região. Os representantes desses núcleos compõem o comitê educativo que participa, mensalmente, de reuniões na Cooperativa.
A cada quatro meses, todos os integrantes dos núcleos são convidados para participarem de uma reunião com a diretoria e órgãos sociais da cooperativa.
Essas reuniões são a grande ferramenta de comunicação entre a cooperativa e o associado.
O ponto alto da democracia cooperativista são as Assembleias Gerais, nas quais todos os associados podem participar para definirem o destino da Cooperativa.

Curiosidade: A Calu conta com 10 núcleos, sendo: seis em Uberlândia, dois em Monte Alegre de Minas, um em Tupacigura e um em Gurinhatã.

Érica Magalhães /MF Comunicação

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest