Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quarta-feira, 24 junho, 2009 17h52

CIB lança Guia do Combustível Renovável

   

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) está lançando o Guia do Combustível Renovável. A publicação traz números atualizados sobre o mercado internacional e texto didático a respeito do processo de fermentação, passando pela utilização de leveduras nos processos industriais até o uso da biotecnologia em microrganismos geneticamente modificados para a produção de diesel renovável.

Cenário atual

Os combustíveis renováveis representam uma das soluções necessárias para diminuir a dependência energética do petróleo e reduzir o aquecimento global. Nos próximos 30 anos, segundo a Agência Internacional de Energia, a demanda por combustíveis crescerá 50% em todo o mundo. Só a procura por variedades líquidas será 55% maior no período.

O etanol e o biodiesel são os primeiros biocombustíveis líquidos já utilizados. O Brasil, além de ser o maior exportador de etanol do mundo, é também o país que mais consome combustíveis renováveis, considerando a frota doméstica de veículos. Esses resultados são fruto da tecnologia desenvolvida por empresas e instituições brasileiras nas últimas três décadas.

“Somam-se ao fato de termos sido um dos pioneiros na fabricação de combustíveis renováveis, a nossa biodiversidade e as boas condições climáticas do País, que permitem o plantio sustentável de matérias-primas utilizadas na produção de biocombustíveis”, esclarece Patrícia Fernandes, professora e pesquisadora Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Em 2008, o Brasil produziu aproximadamente 25 bilhões de litros entre etanol e biodiesel. Somente o etanol gerou US$ 7,8 bilhões em divisas, e o setor sucroalcooleiro emprega mais de um milhão de pessoas. Números elevados para a produção em uma área relativamente pequena: cerca de 3,6 milhões de hectares. Com o uso da biotecnologia na área, esses dígitos devem subir ainda mais, fator determinante para que o País se mantenha na liderança do mercado mundial.

Consultoria Técnica

O Guia dos Combustíveis Renováveis conta com a consultoria técnica dos professores Patrícia Machado Bueno Fernandes (UFES), Fernando Araripe Torres (UnB), Lídia Maria Pepe de Moraes (UnB) e Roberto Rodrigues (FGV).

“Os biocombustíveis representam uma das mais importantes revoluções do século XXI, e o Brasil está na liderança dessa tecnologia. Achamos importante que a população esteja informada sobre os benefícios da biotecnologia nessa área", diz Alda Lerayer, Diretora-Executiva do CIB.

Guia do Combustível Renovável

Versão do guia em PDF disponível no site www.cib.org.br

- Distribuição gratuita
- Tiragem inicial de 5 mil cópias
- Versão do guia em PDF disponível no site www.cib.org.br
- Envio do guia pelo correio, sem custo, pode ser solicitado pelo site

Apoio

- Ministério da Ciência e Tecnologia
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- UNB – Universidade de Brasília
- GV Agro – Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas
- Nites – Núcleo de Inovação Tecnológica do Espírito Santo
- Universidade Federal do Espírito Santo
- União da Indústria de cana-de-açúcar

Sobre o CIB

O Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB) é uma organização não-governamental, cujo objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas sobre biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Para estabelecer-se como fonte segura de informações para jornalistas, pesquisadores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia, o CIB dispõe de um grupo de conselheiros formado por mais de 75 especialistas – cientistas e profissionais liberais, em sua maioria – ligados a instituições que estudam as diferentes áreas dessa ciência. Visite o site www.cib.org.br.

Edelman

Saiba mais no Caderno Agro

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest