Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
 
quarta-feira, 30 setembro, 2009 19:45

Vazio Sanitário da Soja termina nesta quarta-feira em Minas

 
 
 
Arquivo / www.caldoquantico.com.br
 
   
     

O período do Vazio Sanitário da Soja, iniciado em 1º de julho termina nesta quarta-feira (30). A partir desta quinta-feira (1º), produtores rurais já podem começar a cultivar.

Em Minas o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizou o cumprimento da medida e, até o fim de agosto, 307 propriedades haviam sido fiscalizadas. Dessas, 154 foram notificadas e cinco autuadas.

As propriedades autuadas estão localizadas em Uberaba, Sacramento, Nova Ponte e Araxá.

O Vazio Sanitário é uma medida fitossanitária recomendada por pesquisa, que orienta a eliminação do hospedeiro – a soja – para se eliminar o fungo causador da doença ferrugem da asiática, que provoca queda das folhas e prejudica a formação dos grãos, derrubando drasticamente a produtividade das lavouras.

Cerca de 1.500 propriedades, localizadas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste e Norte de Minas, estavam submetidas à medida. Durante os 90 dias estava proibida a existência de planta viva de soja, exceto nas áreas de pesquisa científica e de produção de sementes genéticas, autorizadas pelo Comitê Estadual para o Controle da Ferrugem Asiática, monitoradas e controladas pelo IMA, cabendo ao produtor eliminar as plantas remanescentes.

Todos os estados produtores de soja são obrigados a estabelecer o Vazio Sanitário, pois é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida também termina nesta quarta-feira (30) nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo. Já no Maranhão e Bahia, o término será dia 15 de outubro e no Mato Grosso e Paraná, o fim do período ocorreu em 15 de setembro.

O controle deve ser preventivo, uma vez que o combate a doenças como esta, tende a aumentar a competitividade da soja brasileira. Minas Gerais é o sexto maior produtor nacional de soja, com 51 municípios produtores, totalizando uma área de 915 mil hectares e produção de 2,7 milhões de toneladas. O crescimento da produção neste ano foi de 6 % em relação à safra passada. Já a área plantada cresceu 5,2%.

A soja é o segundo grão mais cultivado no estado, atrás apenas do milho. O maior produtor mineiro de soja é o município de Unaí, seguido por Uberaba, Buritis, Uberlândia e Guarda-Mor.

via Agência Minas

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest