Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
terça-feira, 1 maio, 2012 18:17

MDA marca presença na abertura da Agrishow

 
 
 
David Alves/MDA
 
   
  A abertura do evento contou com a participação do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Laudemir Müller, representando o ministro Pepe Vargas.  
     
 

+ Notícias de Agrishow 2012

Visite o site

Acompanhe no twitter

Acompanhe no Facebook

Veja também:
Fenicafé 2012
Expozebu 2012

 

Com a presença do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que instalou um estande de 1,5 mil metros quadrados para expor o Pronaf Mais Alimentos e a plataforma digital Rede Brasil Rural, foi aberta nesta segunda (30), em Ribeirão Preto (SP), a 19ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

“A Agrishow é uma grande vitrine de tecnologia e de inovação para a agricultura. Na agricultura familiar também nós precisamos inovar, precisamos aumentar a produção, melhorar a produtividade e diminuir a penosidade no trabalho. Por isso o MDA e a agricultura familiar passam a estar presentes aqui na Agrishow”, afirmou o secretário. A importância da Agrishow pode ser comprovada com números. A feira é hoje a maior do setor na América Latina e a terceira do mundo: até seu encerramento, na sexta-feira (4), são esperados 150 mil visitantes.

Laudemir Müller informa que o ministério leva ao evento, pelo terceiro ano consecutivo, o programa Mais Alimentos. A linha de crédito, que integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), visa financiar a compra de máquinas e equipamentos pelos agricultores familiares. O objetivo é aumentar a produtividade, elevando assim a renda das famílias no campo. “Disponibilizamos tecnologias para aumentar a produção da agricultura familiar, produzir mais alimentos, melhorar a vida do nosso povo no meio rural e com isso construir mais renda na agricultura familiar e ter mais alimentos para o nosso país continuar crescendo com estabilidade”, apontou Müller.

Além do Mais Alimentos, o secretário destacou a importância de levar a Rede Brasil Rural para a Agrishow. A ferramenta virtual, que busca estreitar os laços do agricultor familiar com seus fornecedores e clientes, foi lançada pelo MDA no ano passado, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Com a Rede, o agricultor conta com um espaço de exposição, onde clientes podem visualizar os produtos e realizar encomendas. “Nós estamos num momento no Brasil e na agricultura familiar em que nós temos que produzir e também comercializar, porque com a comercialização é que de fato a gente melhora a renda do agricultor familiar”, afirmou o secretário.

A abertura oficial da feira contou ainda com a participação dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Esporte, Aldo Rebelo, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de senadores e deputados federais e estaduais por São Paulo.

As autoridades discursaram após uma divertida apresentação do ator, apresentador, cantor e compositor Rolando Boldrin, que contou piadas e entoou canções exaltando o valor da terra para o país. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto também se apresentou, entretendo a plateia enquanto o evento não começava, devido ao atraso provocado pelas fortes chuvas que atingem Ribeirão Preto.

Mendes Ribeiro destacou a importância de Ribeirão Preto para toda a agricultura nacional. “Estamos na capital do açúcar, do etanol e do café”, disse o ministro da Agricultura, Pecuária a Abastecimento. O ministro destacou a diversificação de cultura como um dos grandes motivos para o desenvolvimento econômico e social da região. Já o governador paulista lembrou a importância dos agricultores para a economia de São Paulo e do país. “Os produtores fazem do Brasil o grande celeiro do mundo”, afirmou Alckmin.

Responsável pela abertura e encerramento do evento, o presidente da Agrishow 2012, Maurílio Biagi Filho, destacou o potencial de crescimento da agropecuária nacional. “Produzimos hoje 150 milhões de toneladas de grãos, mas temos potencial para produzir o dobro, triplo até o quíntuplo disso”, afirmou.

Melhores da Terra
Durante o evento, ocorreu a entrega do Prêmio Gerdau Melhores da Terra. O prêmio, em sua 30ª edição, contempla os produtores de máquinas e equipamentos que apresentem inovações aos agricultores. A premiação possui duas categorias: a de Agricultura de Escala e Agricultura Familiar.

O Troféu Ouro de Agricultura Familiar deste ano, que será entregue nesta quarta-feira (02), foi concedido à empresa Implementos Agrícolas Marispan, de Batatais (SP). A máquina premiada, a Adubadeira Fertinox 1000E, é utilizada na aplicação de fertilizantes na lavoura de café. A adubadeira tem como principal público os agricultores familiares, cujas mais de 275 mil propriedades são responsáveis por 38% da produção de café nacional, segundo dados do IBGE. O café, vale lembrar, é o único grão do qual o Brasil é o principal produtor e exportador mundial.

Agrishow
A feira, que completa 20 anos em 2013, prevê que os 780 expositores deste ano – um dos quais o MDA – gerem durante o evento um faturamento de R$ 2 bilhões, superando o valor de R$ 1,7 bilhão de 2011.

A feira, que teve 17 mil visitantes e 86 expositores em sua primeira edição, ocupa este ano uma área de 400 mil metros quadrados, sendo mais de 200 mil ocupados por estandes. Uma lei estadual recém-aprovada prevê ceder parte da área da fazenda onde a feira é realizada hoje para que o evento siga sendo feito em Ribeirão Preto pelos próximos 30 anos, até 2042. Com essa garantia, a expectativa é que os investimentos no evento aumentem ainda mais. “Um dos nossos grandes desafios é levar a feira para outros países”, afirmou o presidente da Agrishow 2012, Maurílio Biagi Filho.

Cooperativismo
A feira deste ano tem como um dos temas centrais as cooperativas. A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a importância destas organizações na produção de alimentos, segurança alimentar e nutricional do planeta e no desenvolvimento sustentável.

Presente à feira, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) destacou que hoje há mais de 6,5 mil cooperativas no país, com 10 milhões de cooperados. Pelo menos metade da produção agropecuária brasileira passa pelas cooperativas, que são responsáveis pela geração de 300 mil empregos diretos.

via Imprensa MDA

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest