Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
terça-feira, 1 maio, 2012 18:47

Inovações tecnológicas na Agrishow 2012

 
 
 
divulgação
 
   
     
 

+ Notícias de Agrishow 2012

Visite o site

Acompanhe no twitter

Acompanhe no Facebook

Veja também:
Fenicafé 2012
Expozebu 2012

 

Este ano, a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na 19ª edição da Agrishow será estrategicamente de forma diferenciada, para oferecer aos visitantes possibilidades de conhecer tecnologias, serviços e produtos em pontos diferenciados da feira.

O novo formato compreende exposição e lançamentos de tecnologias no estande institucional do Mapa, apresentação de variedades de hortaliças, grãos, fruteiras e forrageiras na área da Nova Dinâmica, apresentação do Portal África e sessões de vídeo na Estação Treinamento, além de programas de rádio ao vivo.

Resultados de 19 das 47 unidades de pesquisa que compõem o Sistema Nacional de pesquisa Agropecuária (SNPA) estarão presentes na feira que é realizada no período de 30 de abril a 4 de maio de 2012, em Ribeirão Preto (SP).

ESTANDE INSTITUCIONAL DO Mapa

Lançamento
Wiltmeter - marca já registrada –, inclusive com patente internacional, é destinado à medição da turgescência de folhosas, ou seja, para medir a firmeza, a murcha das folhas. Essa medida, assim como a pressão sanguínea nas pessoas, indica o grau de saúde das plantas e seu comportamento frente às variáveis de clima, solo, temperatura, unidade de ar e disponibilidade de água. A tecnologia é da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP). Representantes da Marconi Equipamentos e Calibração para Laboratórios, empresa de Piracicaba (SP), para a qual a tecnologia foi transferida para desenvolvimento, industrialização e comercialização estarão no estande para fornecer mais detalhes do aparelho.

Para demonstrar a aplicação da Agricultura de Precisão (AP) serão apresentadas ainda no estande diversas ferramentas de apoio, que podem ajudar o produtor a gerenciar e empregar a técnica de forma mais racional, reduzindo custo com aplicação de defensivos agrícolas. Entre elas estão:

Crop Circle - permite visualizar a cor da planta e com isso será possível saber se ela está com deficiência ou não de nutrientes;
Condutividade elétrica do solo - um eletrodo será introduzido nas amostras de solos para que o visitante possa observar as características de cada um;

Sensor para Manejo de irrigação - o sensor é conhecido como Tensiômetro de Diedro. O sensor mede a tensão, ou seja, a força com que a água está retida no solo;

Implementos agrícolas - Serão apresentados ainda dois implementos agrícolas, um pulverizador e um aplicador de calcário. Será possível ver, em tempo real, as imagens nos painéis no momento em que esses implementos forem conectados. Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP).

TAG Ativo - Sistema de rastreabilidade para bovinos. É um dispositivo inteligente para armazenamento e transporte de dados de identificação animal por radiofrequência (similar ao utilizado nos pedágios “Sem Parar” nas rodovias), que contribui para a rastreabilidade do animal, do nascimento ao abate. Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP).

Tomatec - Tomate agroecologicamente cultivado. O sistema envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. O Tomatec produz um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que proporciona ao produtor receber melhor preço pelo seu produto.

Fertilizante organomineral - granulado obtido a partir de composto de resíduos de cama de frango. Misturando e combinando minerais e a matéria orgânica, o fertilizante melhora a assimilação dos nutrientes pela planta, evita a contaminação dos solos e da água por excesso de elementos químicos e restabelece as condições vitais do solo. Embrapa Solos (Rio de Janeiro - RJ).
Uso de rochas na agricultura (Pó de Rocha) - Pesquisas avaliam o potencial de diferentes rochas brasileiras como fontes de nutrientes para a agricultura em substituição a produtos químicos. O projeto inclui prospecção e avaliação de rochas que estão expostas na superfície ou que são rejeitos da atividade mineradora.

Fixação Biológica de Nitrogênio - A fixação biológica de nitrogênio consiste na redução do nitrogênio atmosférico (N2) a amônio (NH4+) pelas bactérias diazotróficas. A bactéria do gênero Rhizobium atua como uma espécie de adubo natural. Este processo é de grande importância econômica, pois o nitrogênio é um dos fatores limitantes para o desenvolvimento de plantas de interesse comercial. Embrapa Cerrados (Planaltina – DF).

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) - Os sistemas ILPF têm como objetivo maximizar a utilização dos ciclos biológicos das plantas, animais, e seus respectivos resíduos, assim como efeitos residuais de corretivos e nutrientes. Além do aumento da eficiência do uso de máquinas, implementos, controle de pragas e doenças, mão de obra e geração de renda. Para a pecuária, o ILPF aliado a práticas conservacionistas como o Sistema Plantio Direto (SPD) é uma importante alternativa econômica e sustentável para recuperar áreas de pastagens degradadas. Embrapa Gado de Corte

(Campo Grande – MS).
Agência de Informação Embrapa – disponibiliza gratuitamente o conhecimento gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas;

Sistema Agritempo - permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios brasileiros; Infoteca-e - reúne e permite acesso on-line ao acervo digital de informações sobre tecnologias produzidas pela empresa;
Software Invernada - ferramenta para planejamento da produção de bovinos de corte, disponível para download na internet;
Sistema Planeja - é para auxiliar o planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas em cada município brasileiro;
Sisla - reúne um conjunto de informações espacializadas, disponíveis na internet e com acesso gratuito, para que consultores e empreendedores possam elaborar pedidos de licença ambiental. Embrapa Informática Agropecuária (Campinas – SP).
WebGIS – base de dados cartográficos com interface interativa disponível pela internet. Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas – SP).

NOVA DINÂMICA AGRISHOW
Nesta área, os 150 mil visitantes esperados pela organização do evento terão a oportunidade de conhecer os principais resultados da pesquisa com variedades de feijão comum, pimentas diversas, hortaliças, frutíferas, forrageiras utilizadas na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ILPF), associadas às culturas de milho, sorgo, soja e feijão, seja para produção animal ou como plantas de cobertura para o Sistema Plantio Direto, coleção de cultivares de soja, equipamentos entre outras inovações.
Inoculante rizobiano para feijão-caupi – Produzido com uma bactéria resistente a altas temperaturas e a deficiência de água, é de baixo custo e acessível ao pequeno agricultor. Uma dose de inoculante, por exemplo, pode ser utilizada em 50 quilos de sementes de feijão, suficiente para plantar um hectare.

Xaxim Agroecológico - Desenvolvido por meio da tecnologia de enraizamento vegetal a partir das raízes de milheto. O xaxim agroecológico apresenta capacidade de retenção de água e de fornecimento de nutrientes similares ao xaxim tradicional, o que permite o bom desenvolvimento das plantas. Embrapa Agrobiologia (Seropédica – RJ)

Pimenta picante BRS Seriema - Além de muito aromática, esta cultivar apresenta boa produtividade e frutos pequenos, próprios para o processamento em conservas.

Pimenta BRS Moema - Possui alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos sem ardume, ou seja, sem picância ou pungência.
Pimenta BRS Mari - É uma pimenta (Capsicum baccatum var. pendulum) do tipo dedo-de-moça, que apresenta alta produtividade e excelente uniformidade de plantas e frutos.

Cenoura BRS Planalto - Cultivar para plantio no verão, possui resistência à queima-das- folhas, nematóides e ainda tolerância ao florescimento, o que permite maior período de plantio.
Berinjela Ciça - O híbrido Ciça é indicado para plantio durante todo ano, desde que não ocorram geadas. O fruto apresenta coloração roxa escura brilhante, com formato oblongo alongado e peso médio de 350g e a colheita ocorre cerca de 60 dias após o transplantio.

Plantio Direto de Hortaliças - a Embrapa lança a proposta de sistematizar o cultivo de hortaliças em Sistema de Plantio Direto, em diferentes biomas (Cerrado, Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica) a fim de compreender a interação de fatores bióticos e abióticos envolvidos com a produção, de modo a contribuir para a sustentabilidade da olericultura. Embrapa Hortaliças (Brasília – DF)

Forrageira BRS Piatã - adaptada a solos de média e alta fertilidade das zonas tropicais brasileiras. É considerada uma boa alternativa para integração-lavoura-pecuária-floresta, por sua fácil dessecação e crescimento inicial mais lento que os capins xaraés e marandu.

Sorgo forrageiro BRS 655 - Adaptado para produção de forragem em diversos sistemas de produção, apresentando porte alto, ciclo de 90 a 100 dias (ponto de grãos leitosos/pastosos ideal para ensilagem), possui colmo secos com excelente padrão fermentativo, alta porcentagem de grãos na massa (30 a 40% de matéria seca), conferindo silagem de alta digestibilidade e teor protéico (média de 8% de proteína bruta).

Girassol BRS 321 - Híbrido que tem como principal característica o teor médio de óleo de 42% nos aquênios, baixo porte, resistência ao oídio e ciclo precoce, o que facilita sua utilização no sistema produtivo, tanto na rotação como na sucessão de culturas.

Feijão BRS Esplendor - Cultivar do grupo preto, indicada para cultivo em São Paulo, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Sul na safra das águas; em Tocantins na safra de inverno; em Mato Grosso do Sul e Rondônia na safra da seca; em Mato Grosso nas safras do “inverno” e da seca; em Santa Catarina e no Paraná na safra das águas e da seca; e em Goiás nas safras das águas, seca e inverno.

Feijão BRS Estilo - Tem porte ereto, alto potencial produtivo, resistência às principais doenças do feijão e ao acamamento. Apresenta estabilidade de produção e grãos claros com tamanho semelhante aos da cultivar Pérola.

Sementes de feijão-caupi BRS Guariba - A cultivar é recomendada para cultivo de sequeiro nos estados do Piauí e Maranhão, onde apresentou uma média de produtividade de 1.475 Kg/ ha e de 1.508 Kg/ há, respectivamente.

Arroz BRS Sertaneja - Cultivar indicada para terras altas é caracterizada por apresentar plantas vigorosas, com porte médio, folhas largas e mediana resistência ao acamamento. Essa variedade é precoce, possui grãos longo finos e ampla capacidade de adaptação em diversas regiões do país.

Soja BRS 284 - Tem altura média de 94 cm na Região Sul e 83 cm na Região Central, tipo de crescimento indeterminado, boa resistência ao acamamento e às doenças cancro da haste, mancha olho - de--rã e podridão parda da haste.

Abacaxi BRS Imperial - Apresenta fruto cilíndrico de tamanho médio de 18,5 cm e peso do fruto em torno de 1,7 Kg; casca de cor amarela a laranja; excelentes características relacionadas à cor; elevado teor de sólidos solúveis totais (média de 15,8ºBrix), moderada acidez titulável (0,62%) e polpa amarelo-dourada. Suas folhas são completamente lisas.

Abacaxi BRS Ajubá - Apresenta fruto cilíndrico, tamanho médio do fruto: 15,8 cm, peso médio do fruto: 1.300 a 1.400 g, cor da casca: amarela, características organolépticas muito boas, bom teor de sólidos solúveis totais (média de 14,5ºBrix), moderada acidez titulável (0,60%) polpa amarela, boa para consumo fresco e também para processamento.

Banana BRS Conquista - Os frutos maduros mostram coloração da casca amarelo-clara, bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, aroma e sabor agradáveis ao paladar do consumidor. Tolerante às doenças “Sigatoka Negra”, “Sigatoka Amarela”, “Mal-do-Panamá” e à nematóides.

Maracujá BRS Gigante Amarelo - É um híbrido de alta produtividade, em torno de 42 toneladas por hectare no primeiro ano. Pode ser plantado em qualquer época do ano, sob irrigação e em diferentes tipos de solo e em altitudes de 376 a 1.110 metros. Não se adapta a regiões sujeitas à geada.

Maracujá BRS Sol do Cerrado - Tem alta produtividade e suas frutas têm boas características físicas e químicas. Vantagens: Produtividade: 40 t/ha no 1º ano Sólidos solúveis totais: 14 °Brix. Peso médio de frutos: 120 a 350 gramas. Conteúdo de polpa: 38%. Fácil capacidade de adaptação. Embrapa Produtos e Mercado (Campinas –SP).

Aditivo probiótico para alimentação de gado de leite (nome comercial: Biofórmula Leite) – O produto reduz a Contagem de Células Somáticas (CCS) do leite, diminui a incidência de mastite, otimiza a quebra de fibras, aumenta a absorção de nutrientes, estimula o desenvolvimento ruminal dos bezerros, previne infecções intestinais e aumenta a fertilidade do rebanho. O produto foi validado pela Embrapa.

Na parte de máquinas e implementos, será apresentado o Portal África.

Portal África - Resultado da cooperação técnica entre a câmara setorial de máquinas e implementos agrícolas da Embrapa com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). O Portal África, desenvolvido nos últimos dois anos é uma plataforma pioneira que vai disponibilizar um conjunto de tecnologias brasileiras voltadas para o setor agrícola africano, além de divulgar um vasto portfólio de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas fabricados no Brasil e aptos a serem utilizados naquele continente.

Trilhadoras - São equipamentos para auxiliar no processo da colheita do arroz. Podem ser acionadas por pedal, por motor a gasolina e pela tomada de potência do trator – TDP.

Abanadoras - Na colheita de pequenas lavouras de feijão, normalmente o beneficiamento das sementes é realizado de forma manual com o auxílio de peneiras, apresentando baixa capacidade de trabalho. Com o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo, espera-se ajudar o produtor a melhorar o beneficiamento dos grãos. Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás – GO).
IRRIGAS – um equipamento simples, que pode ser de grande ajuda ao agricultor no manejo diário da irrigação, indicando se o solo está úmido ou seco, auxiliando ainda ao produtor a responder duas perguntas básicas: quando irrigar e quanto de água aplicar. Embrapa Hortaliças (Brasília – DF).

Fossa Séptica Biodigestora - é uma tecnologia social que oferece uma solução sustentável para tratamento do esgoto humano em propriedades rurais. De fácil instalação e baixo custo, substitui as chamadas “fossas negras”, que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

Clorador Embrapa - O Clorador Embrapa é um aparelho muito simples, de baixo custo e fácil instalação, destinado a clorar a água de reservatórios nas propriedades rurais. Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP).

Estufas de topo aberto - As estufas de topo aberto (OTCs) são estruturas usadas para experimentos de campo com a finalidade de criar um ambiente que representa a atmosfera futura do final do século. No seu interior são cultivadas as plantas que serão inoculadas com patógenos para que ocorram doenças. Dessa forma, são comparadas as plantas do futuro e as atuais quanto ao crescimento, à fisiologia, à produção e, principalmente, à ocorrência de doenças.

Coletor Solar - Equipamento de funcionamento simples e construção barata, que tem por finalidade acabar com os fungos, bactérias e algumas plantas daninhas dos substratos que serão utilizados para o plantio de mudas produzidas em recipientes como sacos plásticos, vasos ou bandejas, principalmente em viveiros.

Biofiltro para tratamento de resíduos das águas utilizadas em experimentos com peixes - A Embrapa construiu e avaliou um sistema modular de biofiltros para tratamento de resíduos de produtos químicos no descarte de água de experimentos com peixes. O sistema é de baixo custo e pode ser recomendado para outros laboratórios que utilizam compostos similares nos ensaios de exposição, ou mesmo para melhorar a qualidade da água de uma gama muito grande de experimentos com diversos objetivos, empregando como animais de experimento os peixes, crustáceos e outros organismos aquáticos. Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna- SP).

ESTAÇÃO TREINAMENTO
A Embrapa montou duas salas de vídeo, onde estão programadas sessões para apresentação de temas das tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária para produtores, extensionistas, empresários rurais, estudantes e a comunidade.

via Marita Féres Cardillo | Embrapa

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest