Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
segunda-feira, 25 maio, 2015 - 11h25

Com alta na produção em cápsula, setor cafeeiro espera crescer 2% em 2015

O setor cafeeiro deve crescer 2% este ano no país. Em ascensão está principalmente o segmento ligado à produção de café em cápsula (monodose) para uso em máquinas domésticas, que espera aumento nas vendas na faixa de 40% a 50%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic)

   

Segundo a entidade, o café é consumido em 98,2% dos lares brasileiros.

“Como o setor vem passando por renovações tecnológicas, principalmente no que chamamos de monodose, o volume de investimento nos últimos anos tem crescido bastante”, disse hoje (24) à Agência Brasil o diretor executivo da Abic, Natan Herskowicz, no Dia Nacional do Café.

“As pesquisas apontam que, em 2014, tivemos um crescimento de 54% em relação a 2013”, acrescentou.

Segundo ele, o mercado de café em cápsula tem recebido muitos investimentos em tecnologia, principalmente nas máquinas usadas para preparo das cápsulas, consumidas em 91% dos lares. São Paulo e estados da Região Sul concentram 53% das vendas, mas as empresas que atuam neste segmento esperam um crescimento de até 20% dos lares nos próximos dez anos.

Arquivo/Agência Brasil
O café é consumido em 98,2% dos lares brasileiros, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic)

A perspectiva de aumento no setor é confirmada pelo anúncio de dois agrandes investimentos na cidade de Montes Claros (MG) para construção de fábricas de produção de cápsulas no país, com a previsão de recursos de R$ 285 milhões.

Pesquisa encomendada pela Abic mostra que a forma tradicional de fazer café, com garrafa e filtro, ainda é a mais popular. Cerca de 84% dos consumidores preparam o café filtrado, enquanto 4% declaram preparar o produto em monodoses ou cápsulas.

Os dados também mostram que 44% do público respondem que estariam dispostos ou muito dispostos a pagar a mais por um café de qualidade superior. Segundo o diretor da Abic, esses dados levam o setor a apostar na popularização do chamado café gourmet. “Em geral, o café que o brasileiro consome tem melhorado muito a qualidade, mas nós temos um segmento que está voltado mais para esses café com um sabor mais apurado, inclusive pagando um pouco mais por isso”, ressaltou o diretor executivo da Abic.

Ele disse que, apesar de cautela com o cenário econômico do país, não há expectativa de redução do setor cafeeiro como um todo. “As preocupações são compartilhadas pelas expectativas da economia, mas como o café é um produto de consumo diário e com custo baixo as oscilações da economia não interferem tanto no setor.”

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo no mercado consumidor – atrás apenas dos Estados Unidos. Dados do setor mostram que consumo interno de café no Brasil, que havia registrado uma retração de -1,23% em 2013, mostrou recuperação de 1,24%, atingindo a produção de 20,333 milhões de sacas nos 12 meses compreendidos entre Novembro/2013 e Outubro/2014. A expectativa é que o setor possa chegar a um crescimento de 2% em 2015.

Agência Brasil

Saiba mais no Caderno Agro

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest