Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Agro | Negócios & Economia

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
segunda-feira, 18 janeiro, 2016 - 21h33

Curso de Galinha Caipira em Uberlândia

Em Uberlândia, série de cursos de curta duração da Utramig levam à população alternativas de capacitação em sintonia com as demandas e potencialidades da economia local

   

A Utramig Uberlândia está pronta para, em fevereiro, iniciar sete cursos gratuitos de curta duração na região, com um total de 403 vagas. Alguns deles chamam a atenção pelo tema aparentemente inusitado, mas com forte demanda no município e entorno.

É o caso, por exemplo, do curso de "Galinha Capira" (30 horas/aula, 80 vagas, divididas em duas turmas de 40 alunos), com todas as vagas já preenchidas. Curso de Galinha Caipira direciona pequenos produtores à qualidade e eficiência produtiva

"O curso surgiu pela sinalização da Fundação local, ligada à prefeitura, que atende assentamentos, agricultura familiar e produtores rurais", contextualiza a presidenta da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Liza Prado. A formação também foi viabilizada mediante parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).

Divulgação/Emater-MG
O curso de Galinha Caipira foi totalmente estruturado e adaptado à rotina dos produtores e agricultores | Divulgação/Emater-MG
O curso de Galinha Caipira foi totalmente estruturado e adaptado à rotina dos produtores e agricultores

"Esta é uma demanda alta na região e, apesar disso, ainda não existia um curso específico. É uma alternativa de capacitação, inclusive, construída a partir de demandas das associações de produtores locais. Há um desconhecimento muito grande sobre legislação, selo, registro, autorizações e exigências de mercado. A procura, inclusive, superou o número de inscrições", complementa Liza.

O diretor-geral da Ferub, Aniceto Ferreira, destaca a importância desta primeira turma do curso para os 18 assentamentos rurais acompanhados pela instituição, nas quais boa parte dos pequenos agricultores familiares produz frango e galinha caipira, ainda que em pequena quantidade.

"Muitos pequenos produtores e agricultores familiares trabalham com esse produto e precisam de capacitação para melhoria de sua produção", observa. "É preciso que estejam mais bem informados e capacitados o que, evidentemente, com isso, vai aumentar a produtividade e a obtenção de renda dos pequenos produtores", finaliza.

Preparação especial

O curso de Galinha Caipira foi totalmente estruturado e adaptado à rotina dos produtores e agricultores, em dia (sábado) e horários (7h20 às 12h30 / 13h30 às 17h30) que não prejudicam, por exemplo, o trabalho na terra, nas lavouras.

Dirigido a vários municípios do Triângulo e do Alto Paranaíba, o curso terá aula inaugural com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, no dia 4 de fevereiro (quinta-feira). Depois disso, segue com aulas aos sábados no intervalo de 6 de fevereiro a 13 de março.

São duas turmas, cada uma com 40 alunos, que vão aprender sobre manejo, assistência, vacinas, sanidade, nutrição, incubação, acompanhamento de resultados e normas e de saúde e segurança alimentar vigentes ligadas ao segmento da galinha caipira.

Foco na qualidade

As aulas serão ministradas pelos veterinários especialistas em Avicultura, Ronald de Lucca e Patrícia Alves Teixeira, do serviço de consultoria e certificação Mais Caipira, parceiros da Utramig e da Ferub.

“Atualmente, o segmento da Avicultura Alternativa, no qual se enquadram os pequenos criadores de galinhas caipiras, é muito carente de informações e acompanhamento qualificado”, observa Lucca. “Não somente Minas Gerais, mas em todo o Brasil, há uma grande dificuldade para qualificação e legalização da produção de galinhas caipiras”, acrescenta.

Com o curso, a expectativa da equipe é conseguir qualificar os produtores rurais para a criação de galinhas caipiras e que essa qualificação se reflita em aves de melhor qualidade para consumidor, menor custo de produção, diminuição dos prejuízos, por falhas de manejo, alimentação e vacinação das aves.

“Os benefícios serão muitos e trarão uma maior sustentabilidade aos pequenos produtores, principalmente ao segmento de criação de galinhas caipiras em nossa região”, aponta o veterinário. “Este curso em conjunto com a Utramig é um grande passo para que esse processo se desenvolva de uma forma transparente e técnica na região, e que o Triângulo Mineiro venha a se tornar, em breve, referência em criação de aves caipiras pela qualidade das suas aves e eficiência produtiva”, conclui Lucca.

Outros cursos gratuitos também estão na programação da Utramig Uberlândia. Confira aqui

Informações sobre vagas disponíveis e outros detalhes devem ser verificados com a Utramig Uberlândia. A unidade está localizada na Rua Souza Costa, 20, Tabajaras. O telefone de contato é o (34) 3210-6546 e o e-mail [email protected].

Atuação da Utramig

Desde o início do governo Fernando Pimentel, a Utramig já realizou mais de 20 cursos de qualificação em 11 dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais, seguindo as diretrizes da atual gestão de regionalização e responsabilidade social. Até o fim de 2015, foram mais de 1.200 estudantes, somando-se cursos técnicos e de qualificação.

Diversas parcerias também vêm sendo realizadas, como forma de viabilizar a expansão da instituição, com foco no ensino profissionalizante gratuito e de qualidade, tanto técnico, como de qualificação e de extensão. Informações sobre a Utramig podem ser acompanhadas, ainda, na página da Utramig no Facebook.

Agência Minas

Saiba mais no Caderno Agro

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest