Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Instituto Eu Quero Viver
terça-feira, 6 março, 2012 11:59

Contagem regressiva para a Fenicafé

Divulgação
-

ASSISTA AO VIVO

+ Fenicafé

Álbum no Flickr

Programação da Fenicafé

Visite o site

Veja também:
Agrishow 2012
Expozebu 2012

Pesquisadores, produtores, empresários da agroindústria, profissionais do agronegócio e estudantes estarão reunidos durante a XV Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura – Fenicafé, a maior feira de irrigação e tecnologia para a cadeia produtiva cafeeira, a ser realizada de 28 a 30 de março, em Araguari.

O evento apresenta as mais novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada e ocorre simultaneamente com o XVII Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, com a XV Feira de Irrigação em Café do Brasil e com o XIV Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. A organização é da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA e a co-organização, da Embrapa Café.

A Fenicafé, um dos três maiores eventos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, tem conquistado espaço e interesse social crescente por contribuir com a evolução da técnica da irrigação e a diminuição dos custos dos sistemas de irrigação. Além disso, a Fenicafé auxilia na formação da mentalidade que prioriza eficiência e qualidade do sistema de produção por meio da conscientização sobre a melhor utilização dos recursos hídricos.

Com um público médio de 20 mil pessoas vindas de mais de 100 localidades diferentes, cerca de noventa expositores de produtos e serviços voltados ao setor e volume de dinheiro superior a 28 milhões de reais, a feira é uma excelente oportunidade de atualização e geração de negócios. “Nosso foco é a divulgação de técnicas e pesquisas em cafeicultura irrigada, o debate e a troca de conhecimentos”, diz o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, Nivaldo Ribeiro. Segundo ele, 90% dos produtores de Araguari são de pequeno porte. “É um desafio fazer chegar o resultado da pesquisa até eles, os que mais precisam de assistência técnica na cadeia produtiva do café. E a Fenicafé tem tido importante papel nesse sentido”.

No ano passado, a feira teve um dia internacional, com a participação de dois palestrantes de Israel e dois dos Estados Unidos, que trouxeram as suas experiências em gestão eficiente da água na agricultura irrigada. O tema deste ano “As melhores ideias em irrigação para aumentar a produtividade de seu café”, confirma a marca da inovação e criatividade do evento.

Entre os temas de palestras estão Mercado de Café, Gotejamento da Lavoura, Química e Fertilidade do Solo, Bioativação do Solo, Adequação Ambiental, Código Florestal, Plano de Agricultura, Resultados Práticos da Gestão de Irrigação, Nematóide, Agricultura de Precisão, Perspectiva Mundial de Consumo de Café e Concorrentes Mundiais do Brasil. Ao final de cada uma serão realizados debates com grandes nomes de alto conhecimento sobre os assuntos. Além disso, pela primeira vez em sua história, a Fenicafé contará com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Segundo o coordenador técnico do evento, o professor André Luís Teixeira Fernandes, “neste ano deverão ser apresentados no Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada cerca de 30 trabalhos de pesquisa de várias instituições do Brasil, a maioria de pesquisadores participantes do Consórcio Pesquisa Café”. Segundo o coordenador, desde a primeira edição do Simpósio, já foram apresentados mais de 450 artigos científicos envolvendo cafeicultura e irrigação, permitindo cada vez mais o crescimento sustentável da cafeicultura irrigada no Brasil. “Em 1995, o Brasil irrigava 5 mil hectares. Hoje, 17 anos depois, já são 260 mil hectares irrigados nas mais diversas regiões cafeeiras. Muitas inovações desenvolvidas pelas instituições de pesquisa e empresas de irrigação foram divulgadas e disponibilizadas aos cafeicultores irrigantes durantes as 16 edições da feira”, completa.

Pesquisadores da Embrapa Café irão participar do evento. “A presença desses especialistas representa o cumprimento da missão de divulgação e transferência dos resultados da pesquisa em café para a sociedade”, declara o gerente geral da Unidade, Paulo César Afonso Jr.

Entre as instituições participantes destacam-se Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Universidade Federal de Uberaba - Uniube, Faculdades Associadas de Uberaba - Fazu, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Agronômico – IAC e Instituto federal do Triângulo Mineiro - IFTM.

Flávia Bessa | Comunicação & Negócios da Embrapa Café
http://www.embrapa.br/cafe

Leia também:

ACA comemora sucesso da Fenicafé 2012

Empresas de vários segmentos expõem seus produtos na Fenicafé

Segundo pesquisador, é possível ganhar dinheiro com a reserva legal

Código florestal: votação fica para abril

Planejamento é fundamental na hora do plantio de uma lavoura

Conab prevê produção abaixo das 50 milhões de sacas

Presidente da ACA faz discurso de desabafo durante a abertura da Fenicafé

Produção crê em preços sustentados

Sem água estamos fora do jogo

Festival de pratos à base de café é sucesso em Araguari

Começa o XIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada em Araguari

Beija Flor levará o café para Sapucaí

No Brasil ninguém olha para o setor agrícola com satisfação

FENICAFÉ discute desafios para o setor em 2012

Fenicafé apresenta as melhores ideias em tecnologia de irrigação

Fenicafé começa hoje, em Araguari, no Triângulo Mineiro

Eventos ligados à agricultura movimentam municípios no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro

Alysson Paulinelli fala sobre “o agronegócio como fator de competitividade e segurança alimentar”

Rede hoteleira de Araguari comemora sucesso da Fenicafé

Contagem regressiva: faltam poucos dias para a Fenicafé 2012

Uniube integra organização da Fenicafé

Aprenda a evitar desperdícios na cozinha

Contagem regressiva para a Fenicafé

Site traz informações preciosas sobre a Fenicafé e Araguari

Fenicafé 2012 traz programação diversificada

Encerradas as inscrições para o Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Irrigação

Fenicafé 2012 acontece entre os dias 28 e 30 de março

Mais informações acesse: www.fenicafe.com.br
ACA - Associação dos Cafeicultores de Araguari
Rua Jaime Gomes, 418 - Centro - Araguari-MG
Telefone: (34) 3242-8888

Veja também: Fenicafé 2011

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest