Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Instituto Eu Quero Viver
qyarta-feira, 20 março, 2013 16:24

Fenicafé é oficialmente aberta

Henrique Vieira

Assista ao Vivo

+ Fenicafé

Álbum no Flickr

Programação Fenicafé 2013

Visite o site

Veja também:
Agrishow 2012
Expozebu 2012

Foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, em Araguari, no Triangulo Mineiro a 18ª. Edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura.

O evento, que segue até sexta-feira (22), no Pica-Pau Country Clube, congrega simultaneamente mais dois eventos: 16ª Feira de Irrigação em Café do Brasil; e o 15º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Paralelamente ao evento, está sendo realizada uma mega exposição, que abriga 60 expositores, 38 internos e 22 externos, onde serão disponibilizadas as novidades em produtos e serviços voltados para o setor.

Autoridades nacionais e internacionais, relacionadas ao setor cafeeiro, participaram da abertura, dentre elas destaca-se o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari(ACA), Nivaldo Souza Ribeiro; o prefeito de Araguari, Raul José de Belém; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; o Secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima; o Diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério de Oliveira Silva; o Secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto Orair; o Presidente do Conselho Nacional do Café, deputado federal Silas Brasileiro; o diretor do departamento de café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edilson Alcântra; o deputado federal Luiz Humberto Carneiro; o deputado estadual Lafayete Andrada; o Assessor especial do gabinete do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, Aguinaldo José de Lima; o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis; o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Guilherme Braga; o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura do estado de Minas Gerais, Paulo Romano; representando o presidente da Agência Nacional de Água(ANA), o coordenador de Articulação e Comunicação da ANA , Antônio Feliz Domingues; o presidente da Câmara Municipal de Araguari, Sebastião Joaquim Vieira; o gerente regional Triangulo Sebrae, Marden Márcio Magalhães; o diretor técnico da Superintendência Regional de Regularização Ambiental Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Roberto Venture; o comandante do 53º. Batalhão de Polícia Militar, Tem. Coronel PM Volney Halan Marques.

Entre agradecimentos e boas vindas, Nivaldo Ribeiro de Souza falou mais uma fez sobre a importância da Fenicafé para o setor cafeeiro. “Nosso evento procura trazer não só novidades em tecnologias e implementos, mas como também o conhecimento para o produtor. O que ele aprende aqui, pode utilizar em sua lavoura”, destaca.

Para o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, o café brasileiro é o café mais sustentável do mundo. “No Brasil, nenhuma criança trabalha nas lavouras, como acontece em outros países produtores”, afirma. Assis destaca também a importância da irrigação para o setor. Para ele, as lavouras que não se utilizam da irrigação no seu processo de produção estão fadadas ao fracasso”.

Já para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, a Fenicafé não é só uma das mais importantes feiras do Brasil, como também do mundo. “O agronegócio mineiro está em ascensão. O Agronegócio representa hoje 37% do Produto Interno Bruto Mineiro (PIB), portanto devemos trabalhar em rede, principalmente com a iniciativa privada.

“O café está em nosso sangue. Está no nosso coração”, afirma o prefeito de Araguari, Raul Belém. Para ele, a Fenicafé divulga não só as novidades da cafeicultura, mas também as potencialidades de Araguari.

Promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) - Café do Cerrado Brasil, a Fenicafé conta com o apoio da Embrapa/Café - Prefeitura Municipal de Araguari e Sebrae/MG.

via Lílian Rodrigues - VGA

Veja mais Fenicafé 2013

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest