Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 21 março, 2013 20:29

50 anos da OIC será comemorado em Minas

Henrique Vieira
O secretário aproveitou a Fenicafé para convidar os presidentes de cooperativas, produtores e lideranças do setor para participarem do evento

Assista ao Vivo

+ Fenicafé

Álbum no Flickr

Programação Fenicafé 2013

Visite o site

Veja também:
Agrishow 2012
Expozebu 2012

Segundo Elmiro Nascimento, o aniversário da instituição será comemorado na Semana Internacional do Café, evento marcado para setembro em Belo Horizonte e reunirá representantes de 70 países

O secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerias, Elmiro Nascimento, confirmou durante a abertura da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, nesta quarta-feira (20) em Araguari, no Triangulo Mineiro, a comemoração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC), na Semana Internacional do Café, marcada para setembro em Belo Horizonte.

O secretário aproveitou a Fenicafé para convidar os presidentes de cooperativas, produtores e lideranças do setor para participarem do evento.

“O evento está sendo planejado em detalhes para que o mundo conheça nosso Estado e descubra que em Minas Gerais são várias cafeiculturas. Todas elas com suas peculiaridades e uma coisa em comum: a excelente qualidade de seus grãos”, afirma.

Para o secretário Elmiro Nascimento, a presença de delegações de países exportadores e compradores, dará maior projeção aos cafés de Minas e do Brasil. “Nós vamos mostrar através deste evento, a potencialidade do café em Minas e do Brasil. Temos café de alta qualidade e vamos buscar este reconhecimento. A ideia é mostrar que, além de maiores produtores temos um dos melhores cafés do mundo”, avaliou Nascimento.

OIC 50 anos - Principal organização intergovernamental para o café, a OIC foi criada em Londres em 1963 como um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), devido à grande importância econômica do grão. A missão da Organização é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente baseado no mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor cafeeiro.

Os encontros da OIC são tradicionalmente realizados em Londres, sede da organização. A escolha da capital mineira reflete a importância do Estado, principal produtor nacional de café.

Segundo o diretor-executivo a OIC, Robério Silva, a realização da reunião da OIC em Minas Gerais foi uma oferta do governo estadual para que a celebração dos 50 anos da organização se fizesse em Belo Horizonte com o objetivo de celebrar também a participação do café mineiro no cenário internacional.

Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado de café. Os membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.

Desafios do setor - De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, um dos grandes desafios do setor, além de tornar o produto mineiro conhecido, é agregar valor à produção para que o produtor seja melhor remunerado pela sua produção, e mostrar a capacidade que as regiões mineiras têm de produzir cafés especiais, de altíssima qualidade, que sempre se classificam em concursos de cafés gourmets.

via Lílian Rodrigues

Veja mais Fenicafé 2013

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest