Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 22 março, 2013 21:14

Concurso de redação premia alunos da rede pública de ensino

Henrique Vieira
Os alunos desenvolveram textos com o tema: Água, uma fonte de vida

Assista ao Vivo

+ Fenicafé

Álbum no Flickr

Programação Fenicafé 2013

Visite o site

Veja também:
Agrishow 2012
Expozebu 2012

Em virtude de uma coincidência, “O Dia Mundial da Água” e o encerramento da Fenicafé 2013 caírem no mesmo dia, 22 de março, a feira foi o local escolhido para premiação do concurso de redação “Água, uma fonte de vida”.

Promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araguari e Academia de Letras e Artes de Araguari, que ficou encarregada de corrigir e classificar as redações.

O concurso foi voltado aos alunos da 5ª a 8ª séries do ensino municipal, sendo premiadas as três melhores redações: em 1º. Desabafo, do aluno Carlos Eduardo Pessoa Feitosa dos Santos, do CEM José Inacio – Contenda; 2º. Água, uma fonte de vida, do aluno Cristiano Gonçalves Martins, do CEM Justino Rodrigues da Cunha – Águas Claras; e 3º. Água, um bem precioso, da aluna Ludmila Fraga Alves, do CEM Rosa Mameri Rade – Alto São João.

Como premiação os alunos vencedores receberam um tablet e o autor da melhor redação também ganhou uma bicicleta.“A proposta foi envolver esses estudantes sobre a importância da água para o nosso planeta e principalmente, para a humanidade”, comentou o presidente da ACA, Nivaldo Ribeiro de Souza.

“Queremos mostrar, que apesar de sermos um evento que trata de irrigação, estamos preocupados com esse recurso que é tão importante na nossa vida. Não existe vida sem água. Por isso, é importante conscientizar as nossas crianças quanto à preservação da água”, analisa Souza. Para ele, essas crianças são multiplicadoras de informação. “O que aprenderam aqui, passam para os colegas e também para sua família”.

A secretária de Municipal de Educação de Araguari, Iara Faria falou da importância do envolvimento da comunidade e principalmente de alunos da rede municipal sobre o Dia Mundial da Água. “Para nós, é uma imensa alegria estar participando da agenda da Fenicafé 2013, que tem reconhecimento em Minas, Brasil e até no exterior. Estou feliz e muito orgulhosa por este convite”, avalia.

Dia da Água - Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água foi instituido no dia 22 de março de 1992 e a cada ano, acontecem discussões sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. O objetivo principal da data é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Redação vencedora
DESABAFO
- Oi meu nome é agua, tenho milhares de anos, que já até perdi as contas; estou presente em todo o mundo e em todos os lugares. Todos me conhecem bem, mas infelizmente estou com um grande problema que vou contar já contar a vocês.
Sou fundamental para os animais, as plantas e os seres humanos, estou presente no ar, rios, lagos, mares, oceanos e nascente; porém estou muito preocupada, pois grande parte minha não está potável, isto é, nem todos podem me usar como deveriam. Estou muito poluída, pois os seres humanos inconsequentes jogam em mim agrotóxicos da agricultura, restos industriais, esgoto e poluentes.
Sei que tenho grande poder se for ajudada, posso gerar vários alimentos, dando-lhes as chuvas. Ofereço o frescor das cachoeiras, o vaievém dos peixes, o aconchego dos lagos e vales, o orvalho da manhã, a brisa do mar.
Gostaria que todos me preservassem para que eu continue cumprindo minha função que é ser fonte de vida.
Todas as belezas naturais dão sentido à vida. Por isso, eduquem seus filhos para garantir a minha existência. Pseudônimo - Água

via Lílian Rodrigues

Veja mais Fenicafé 2013

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest