Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 22 março, 2013 21:39

Preços baixos do grão vão afetar a safra 2014/2015

Henrique Vieira
Preços baixos do grão vão afetar a safra 2014/2015, diz pesquisador

Assista ao Vivo

+ Fenicafé

Álbum no Flickr

Programação Fenicafé 2013

Visite o site

Veja também:
Agrishow 2012
Expozebu 2012

Os preços baixos do café e os altos custos deverão afetar as próximas safras do Brasil, com o efeito da produtividade podendo vir em 2014 e 2015.

É o que indica o pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) / Procafé, Roberto Santinato, durante entrevista a Fenicafé 2013, evento realizado no cerrado mineiro.

Santinato observa que os custos dos produtores estão elevados, podendo ir hoje de R$ 250,00 a R$ 300,00 a saca, de acordo com a produtividade e o investimento nas lavouras.

Para ele, com os baixos preços do café, os grandes produtores - que representam cerca de 25% da produção - ainda conseguem manter bons tratos, para terem produtividades elevadas e rentabilidade. O pequeno produtor, que também representa aproximadamente 25% da produção, não altera muito o seu trato, porque já não investe muito. Mas, os médios produtores, que contam para 50% da produção brasileira, vão reduzir o trato cultural e isso vai afetar a produtividade e a safra.

O pesquisador diz que, para começar, com os preços mais baixos, o médio produtor já não renova os cafezais. Além disso, diminui gastos com adubação, com tratos fitossanitários (o que gera maiores doenças e pragas nas lavouras), com mão-de-obra, com assistência técnica e faz mal a colheita, não fazendo repasses, deixando grãos nos pés. Tudo isso afeta o rendimento da produção e vai influenciar os números finais das safras 2014 e 2015, aponta.

(Por Lessandro Carvalho, Safras)
via Lílian Rodrigues

Veja mais Fenicafé 2013

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest