CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver
sábado, 29 maio, 2010 15h38

Agrale na Challenge Bibendum 2010

   
Júlio Soares
Destaque será o ônibus urbano Hybridus, que reduz consumo e emissões em até 30%

O ônibus Hybridus, veículo 100% brasileiro com tecnologia híbrida elétrica/diesel, será o destaque da Agrale no Challenge Bibendum 2010, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 3 de junho, no Rio de Janeiro, e reunirá mais de três mil e quinhentas pessoas, entre autoridades, convidados e imprensa de diversos países, para avaliar os desafios e soluções em prol da mobilidade sustentável.

A montadora apresentará também o trator Compactador 4230.4 apto a utilizar biodiesel B25.

A Agrale se destaca como uma montadora pioneira no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e atenta às questões ambientais, lançou nos últimos anos diversos produtos que colaboram para a redução de emissões e com foco na preservação ambiental.

O Agrale Hybridus reduz o consumo de combustível em aproximadamente 30%, e por conseqüência a emissão de poluentes na mesma proporção, sendo indicado para sistemas de transporte público (urbano) de grandes cidades. O veículo é equipado com dois motores elétricos como fonte de tração – que não emitem gases ou ruídos – e um motor diesel Cummins ISBe 4, com 170 cv de potência como fornecedor de energia, o qual entra em funcionamento quando os capacitores apresentam o nível de energia inferior a 60% estabelecido pelo gerenciador do sistema. O princípio propulsor do veículo híbrido - Kit Elfa, da Siemens, garante o reaproveitamento da energia despendida nas frenagens e desacelerações, que é armazenada nos ultracapacitores para ser utilizada na alimentação dos motores elétricos.

O Hybridus tem capacidade para transportar 73 passageiros, o veículo modelo low-entry (piso baixo), apto para trabalhar em corredores de ônibus, proporcionando maior segurança para os usuários. O ônibus também é equipado com ar-condicionado, oferecendo maior conforto aos passageiros.

Trator Compactador 4230.4

Outro destaque da Agrale é o Trator Compactador 4230.4, ideal para coleta de lixo seletivo e orgânico, principalmente em ruas estreitas e locais de difícil acesso, onde não é possível chegar com caminhão convencional. É equipado com motor de 30 cv de potência, tração 4x4 e câmbio sincronizado (alta/baixa) de seis marchas à frente e duas à ré. Possui uma caçamba anticorrosiva e desenvolvida em um formato que evita a saída do chorume (líquido decorrente da compressão do lixo) durante a coleta e a plataforma traseira permite o deslocamento de até dois garis.

Tecnologias em prol da sustentabilidade ambiental

Preocupada com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para preservação ambiental, além do veículo híbrido, a Agrale tem em seu portifólio o ônibus movido a GNV, modelo desenvolvido para atender as mais altas exigências quanto às emissões de gases poluentes, apresentando vantagens econômicas e ecológicas em relação aos ônibus convencionais. Possui também tratores de pequeno porte aptos a utilizar biodiesel B25 (25% de biodiesel misturado ao diesel mineral), além de tratores movidos a GLP, desenvolvidos para aplicações em logística industrial e serviços de movimentação de carga, sendo um rebocador com baixo nível de ruído e emissões de gases. É ideal também para aviários e locais de criação de animais em geral.

Secco Consultoria de Comunicação

Veja o que já publicamos sobre Mobilidade


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Últimas no FarolCom

Twitter

 

Pinterest

Acompanhe também

ÁGUA | ENERGIA | LIXO

MEIO AMBIENTE | MOBILIDADE

Brasil no Google Maps

Meteorologia