Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 24 janeiro, 2013 22:10

Participação mineira no Madrid Fusión

Gil Leonardi

“É fundamental para Minas Gerais mostrar as suas riquezas gastronômicas, os nossos ingredientes, a nossa diversidade culinária que, tenho certeza, será um grande atrativo a mais para o nosso turismo. Aqui nós temos a melhor culinária do Brasil” - Antonio Anastasia

Governador, esta semana Minas foi destaque internacional como tema do Madrid Fusión, considerado o maior festival de gastronomia do mundo. O senhor comandou a comitiva mineira que prestigiou o evento na capital espanhola. Conta para gente sobre esta participação.

Antonio Anastasia: Esta é uma grande iniciativa não só do Governo, mas de toda Minas Gerais. Uma parceria entre o Poder Público mineiro e as entidades empresariais, dando destaque e prestígio a um dos maiores valores patrimoniais de nosso povo, que é a nossa gastronomia, a culinária mineira. Minas Gerais foi honrada com um convite único: é o primeiro Estado, que não é uma Nação, convidado para ser o destaque no Madrid Fusión, o Oscar da gastronomia internacional, o maior evento mundial da gastronomia, onde se reúnem os grandes chefse onde são discutidas as tendências gastronômicas– tema que é fundamental para o turismo. Basta lembrar o que a gastronomia fez pela Espanha nos últimos anos e como ela contribuiu para aumentar o turismo espanhol, assim como aconteceu com a gastronomia do Chile e do Peru, que também já foram destaque no Madrid Fusión. Portanto, é fundamental para Minas Gerais mostrar as suas riquezas gastronômicas, os nossos ingredientes, a nossa diversidade culinária que, tenho certeza, serão um grande atrativo a mais para o nosso turismo.

Por que o Governo de Minas chamou as Federações da Agricultura, da Indústria e do Comércio, além do Sebrae, para serem parceiros dessa participação de Minas no Madrid Fusión, governador?

Antonio Anastasia: Porque, na realidade, a atividade gastronômica, culinária, não é uma atividade governamental. É uma atividade empresarial. Portanto, ao Poder Público cabe, como estamos fazendo, estimular, fomentar, apoiar. E a liderança do processo deve caber às entidades empresariais. Então, em uma boa parceria- mais uma que realizamos em Minas- com as federações empresariais da indústria, do comércio, da agricultura e o Sebrae, aos quais eu quero aproveitar para agradecer mais uma vez, nós realizamos esse grande esforço, esse verdadeiro mutirão, com o apoio também da nossa imprensa, para termos essa participaçãono evento. E, é claro, agradecemos aos protagonistas principais desse processo que são os nossos chefs, os especialistas na culinária, na gastronomia, que estão indo para a Espanha e o mundo afora, realizado essa apresentação em Madrid para mostrar o valor da nossa culinária.

Em que medida a participação no Madrid Fusión ajuda no processo de internacionalização de Minas Gerais de que o senhor tanto fala, governador?

Antonio Anastasia: Ajuda muito. Porque é um fórum muito importante, com a presença de muitas nações. E mais do que isso, foi feita uma pesquisa no Brasil, e foi identificado que o principal valor que o turista brasileiro e internacional reconhece em Minas Gerais, além, é claro, das nossas riquezas históricas, é exatamente a gastronomia. Então, no momentoem que nós conseguimos colocar o “carimbo”, digamos assim, a imagem, o símbolo, de que a gastronomia brasileira é a mineira, de que aqui nós temos a melhor culinária do Brasil, é claro que nós vamos atrair muitos turistas, não só do Brasil, mas internacionais. E aproveitando esses grandes eventos que teremos neste ano de 2013- a Copa das Confederações, a Jornada Católica da Juventude Universitária, em Belo Horizonte, o grande Congresso Internacional do Café-,de grande repercussão em Minas Gerais, claro que a nossa gastronomia será a grande anfitriã desses eventos, fazendo com que as pessoas voltem aqui e que tenhamos um reconhecimento internacional de nosso Estado.

Fonte: Superintendência de Imprensa do Governo de Minas Gerais

Índice

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest