Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 7 março, 2013 16:50

Governo de Minas incentiva o esporte nas escolas e investe na formação de atletas

Gil Leonardi

“Os jogos escolares são uma tradição escolar e esportiva em Minas, envolvendo mais de 160 mil alunos. E muitas vezes atletas profissionais surgem desses nossos jogos escolares” - Antonio Anastasia

Hoje vamos falar dos incentivos do Governo de Minas à prática de Esporte. Um dos programas fundamentais nesta área é o Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais, que envolve estudantes de todos os municípios do Estado. Governador, qual que é a importância deste evento para Minas Gerais?

Antonio Anastasia: Os jogos escolares já se realizam hámuitos anos em Minas Gerais. É uma tradição escolar e esportiva envolvendo mais de 160 mil alunos. São milhares também de professores, expectadores. Em toda Minas, nós temos a ocorrência desses jogos. Na realidade, ele é fundamental não só por estimular a realização da atividade física, mas também por incutir, na nossa juventude, nos nossos alunos, os princípios da boa disputa. Certamente isso vai participar positivamente da formação da sua personalidade e do seu caráter. Portanto, a realização desses jogos em parceria entre as secretarias da Educação e de Esportes e Juventude é uma iniciativa que já vem de muitos anos, que vem recebendo o apoio dos governos, recebe meu apoio pessoal e que, certamente, entusiasma os jovens e os professores de todo o Estado.

Além desse desenvolvimento social proporcionado pelo esporte em eventos como os Jogos Escolares, é importante também o incentivo à formação de atletas, não é isso, governador? Como que o Governo de Minas apoia o jovem que pretende ser um atleta profissional?

Antonio Anastasia: E muitas vezes atletas profissionais surgem desses nossos jogos escolares e nós temos hoje uma parceria muito importante com a Universidade Federal de Minas Gerais na construção do complexo Minas Olímpica, nos terrenos da Universidade Federal, através de uma pista de atletismo de primeiro mundo, de uma grande piscina, de instalações esportivas próprias para a preparação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Foram investimentos já de cerca de 50 milhões de reais por parte do Governo do Estado e representam, portanto, uma aposta muito boa nesses jovens que vão se preparar para as Olimpíadas. E, além disso, temos também um programa muito instigante que se refere à Bolsa Atleta, exatamente com o objetivo de ajudar e auxiliar financeiramente àquelas pessoas que têmo perfil de atleta e, uma vez se inscrevendo, poderão receber o apoio do poder público estadual no seu preparo, eventualmente, para se transformar em um atleta olímpico.

Além de tudo isso, há também projetos para quem não é atleta. É o caso do programa Geração Saúde, voltado para a melhoria da qualidade de vida de adolescentes. Como funciona esse programa, governador?

Antonio Anastasia: Esse é um programa também muito interessante, umaparceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Secretaria de Esportes e da Juventude. Tem por alvo os adolescentes de quinze a dezenove anos, que são identificados pelos programas de saúde da família e são encaminhados às diversas academias de ginástica que temos por todo o Estado. As academias se credenciam previamente, através de critérios definidos pela Secretaria de Esportes e podem receber esses alunos, esses jovens, que vão ter ali uma atividade, uma atividade física, uma atividade esportiva nessas academias que, por conta disso, receberão os pagamentos por parte do Estado. O objetivo do Geração Saúde, desse novo projeto, é exatamente que todos nós tenhamos atividades físicas e esse hábito ou método da atividade física deve ser formado, inicialmente, quando a pessoa tem essa idade, entre quinze e dezenove anos. Portanto, é um projeto que estimula a eventual formação de atletas, mas é voltado ou pretendido para aqueles que não são atletas, mas que têmde ter também uma atividade física relevante. Por isso, a parceria, que agradeço aqui,com as academias de toda Minas Gerais.

E essas atividades são realizadas no contraturno?

Antonio Anastasia: São atividades do contraturno,porque aí não atrapalham o rendimento escolar. Ao contrário, auxiliam, porque nós sabemos que, quando ele dedica o seu esforço físico no contraturno, o aluno acaba tendo sempre mais disposição para os estudos regulares.

Fonte: Superintendência de Imprensa do Governo de Minas Gerais

Índice

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest