Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 11 abril, 2013 10:10

Anastasia responde a perguntas de cidadãos

Gil Leonardi

“Como sabemos (a BR 381) que é uma obra de responsabilidade do Governo Federal, cabe ao Estado essa cobrança política, juntamente com a sociedade e com os nossos deputados, para que essa rodovia seja duplicada, permitindo não só uma melhoria do tráfego, mas, fundamentalmente, mais segurança e qualidade de vida para todo o Leste de Minas Gerais”. - Antonio Anastasia

Antonio Anastasia responde a perguntas de cidadãos sobre trabalho, turismo e duplicação da BR-381

Hoje, mais uma vez, vamos fazer o programa com a participação dos cidadãos mineiros de diversas regiões do Estado. Eles vão fazer perguntas ao governador Antonio Anastasia.

A primeira pergunta é do Josmar Coelho, presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Bretas, de Governador Valadares. Vamos à pergunta do Josmar:

Meu nome é Josmar Coelho, sou presidente da Amovibre, a Associação de Moradores do bairro Vila Bretas, na cidade de Governador Valadares. Eu queria saber do governador como ele pode intervir junto ao Governo Federal para que seja feita a duplicação da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, evitando inúmeros acidentes, com inúmeras vítimas fatais que a gente tem visto nos últimos anos.

Antonio Anastasia: Esse é um dos temas mais importantes que temos agora em Minas Gerais, a duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Valadares, a tristemente chamada “rodovia da morte”. É uma grande obra federal que aguardamos com muita ansiedade. O Governo de Minas tem, ao longo dos últimos anos, juntamente com a bancada federal no Congresso Nacional, se empenhado diariamente na tentativa de estimular o Governo Federal a realizar essa licitação. Aliás, já há o compromisso. O edital chegou a ser publicado e foi posteriormente revogado. Mas há um comprometimento do Governo Federal com essa obra. Acredito que, ainda no curso dos próximos 20, 30 dias, nós tenhamos novamente a publicação do edital, porque essa é a posição do Ministério dos Transportes. Como sabemos que é uma obra de responsabilidade do Governo Federal, cabe ao Estado essa cobrança política, juntamente com a sociedade e com os nossos deputados, para que essa rodovia seja duplicada, permitindo não só uma melhoria do tráfego, mas, fundamentalmente, mais segurança e qualidade de vida para todo o Leste de Minas Gerais.

A segunda pergunta é da senhora Raimunda, moradora de Pirapora, às margens do Rio São Francisco. Qual a sua pergunta, Raimunda?

Senhor governador, eu me chamo Raimunda, moro em Pirapora e gostaria de saber os planos do senhor para o emprego em Pirapora. Porque (o desemprego) está muito grande, as pessoas infelizmente estão indo embora de Pirapora por falta de emprego. O que o senhor poderia fazer neste caso?

Antonio Anastasia: Pois é, dona Raimunda. Eu estive recentemente em Pirapora e nós fizemos o lançamento, em uma parceria do Governo Federal com o Governo Estadual, de uma grande obra para Pirapora e região, que é a barragem do Jequitaí. Na realidade, teremos ali um imenso projeto de irrigação que vai gerar muitos empregos, aliás, como ocorreu no Jaíba, no Norte de Minas, e sabemos que os projetos de irrigação são muito intensivos na criação de postos de trabalho. Então, certamente, teremos uma obra que ultrapassa o valor de R$ 1 bilhão com a geração de milhares de empregos. Além disso, Pirapora recebeu nos últimos anos, com um grande esforço do Governo do Estado, um terminal ferroviário com o grande ramal da Vale para o escoamento de grãos da região toda. E nós sabemos que isso aprimorou bastante a economia dessa região. Vamos continuar trabalhando em obras de infraestrutura na região para que Pirapora possa, de fato, converter-se cada vez mais em um polo econômico dessa importante região de Minas Gerais.

Mais uma pergunta, desta vez feita pelo Tiago Júnior, guia turístico do município de Sabará, na Região Metropolitana da Belo Horizonte:

Meu nome é Tiago, sou morador de Sabará. Gostaria de saber do governador o que ele pode fazer para melhorar a área de turismo da nossa cidade de Sabará, porque a nossa cidade é rica em turismo.

Antonio Anastasia: Muito bem, meu caro Tiago, Sabará é uma das cidades mais ricas no patrimônio histórico, não só de Minas, mas do Brasil. É uma cidade especial, conhecida pela sua cultura, pela simpatia e hospitalidade de sua gente. E é claro que agora, com as novas medidas que estamos tomando no Governo de Minas para a Copa do Mundo, Sabará será muito beneficiada não só com a restauração de algumas das igrejas, que está sendo feita pelo Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), mas sobretudo com a qualificação para a formação de agentes de turismo. Como estamos colocando Minas Gerais no mapa internacional, Sabará será, certamente, tão próxima da nossa capital, com seu acervo arquitetônico, com suas festas tradicionais, com seu Carnaval tão reconhecido, também um destino turístico muito importante de todo o nosso querido Estado de Minas Gerais.

Fonte: Superintendência de Imprensa do Governo de Minas Gerais

Índice

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest