Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 26 novembro, 2015 - 8h01

Governadores discutem Pacto de Reforma do Estado

Pacto pela Reforma do Estado coordenado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) realizou em São Paulo (SP) encontro com 15 governadores

   

O evento teve como objetivo debater uma agenda do Pacto pela Reforma que tem como proposta mobilizar os setores privado e público para a melhoria da eficiência e aumento da produtividade no setor público, visando o fortalecimento de um Estado indutor do desenvolvimento.

"Temos uma crise econômica que vêm de um bom tempo. O que é novo não é a crise econômica, mas sim a política e essa marcha da insensatez que estamos vivenciando no país. Precisamos fazer uma frente para trazer a racionalidade de volta. Fazer uma luta política insana é prejudicial ao país. Faço um apelo aqui, para criarmos maior diálogo e, que seja possível montarmos uma agenda para o país. Não podemos ficar em uma corda esticada que não vai levar o Brasil para lugar nenhum e vai continuar com o crescente desemprego. Acredito que podemos acrescentar os trabalhadores nesta pauta, para irmos além, e fazermos um pacto para tirar o país desta situação de paralisação que estamos vivendo", disse Paulo Hartung, governador do Espírito Santo.

Manoel Marques/Imprensa MG
O encontro reuniu governadores e o Movimento Brasil Competitivo com a missão de propor uma agenda para o país | Manoel Marques/Imprensa MG
O encontro reuniu governadores e o Movimento Brasil Competitivo com a missão de propor uma agenda para o país

"Eu não me recordo da última vez em que um grande número de governadores se reuniu aqui em São Paulo. Isso demonstra a importância do tema, ainda mais neste período econômico delicado que estamos passando. O Brasil ficou caro antes de ficar rico, e com isso perdemos competitividade e, para isso, será necessário uma série de reformas administrativas", ponderou o governador anfitrião, Geraldo Alckmin.

Pacto Federativo

O Pacto Federativo foi firmado durante o Congresso Brasil Competitivo, realizado no último mês de setembro. Desde então, os chefes de Estado têm unido forças com o MBC e o tema vem sendo discutido durante vários fóruns. A ideia é construir uma pauta de consenso e um plano de trabalho conjunto entre os gestores estaduais para auxiliar a União a enfrentar e superar a atual crise. O projeto busca a apresentação de soluções de curto prazo que contribuam para um estado mais eficiente.

Para o governador mineiro, é hora de criar mecanismos que facilitem a vida dos cidadãos e melhorem a competitividade da economia brasileira

O movimento tem a missão de propor uma agenda de transformações compartilhadas. Os debates terão foco na melhoria da oferta de serviços prestados à população, sendo o Estado um indutor e facilitador do desenvolvimento econômico e da competitividade brasileira. “O Brasil precisa entrar definitivamente no século 21. Precisamos de um poder público eficiente, que facilite a vida do cidadão, das empresas, dos agentes econômicos e sociais. Só assim entraremos numa rota de crescimento sustentável”, disse o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

Os governadores que integram o movimento são: Fernando Pimentel (Minas Gerais) Beto Richa (Paraná); Camilo Santana (Ceará); Confúcio Moura (Rondônia); Geraldo Alckmin (São Paulo); José Ivo Sartori (Rio Grande do Sul); Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Marcelo Miranda (Tocantins); Marconi Perillo (Goiás); Paulo Câmara (Pernambuco); Paulo Hartung (Espírito Santo); Pedro Taques (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); Ricardo Coutinho (Paraíba); Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) e Simão Jatene (Pará).

da redação com Secom/ES e Agência Minas

Leia também o que já publicamos sobre Novo Pacto Federativo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest