A publicação
reúne 10 artigos científicos com os resultados das
pesquisas de 26 educadores e psicólogos de renomadas universidades
brasileiras públicas e particulares, apontando caminhos
para um processo de ensino e aprendizagem contextualizado com
as mudanças tecnológicas e sociais das últimas
décadas, sem prescindir da condição individual
do estudante. A organização é de Carina Alexandra
Rondini, especialista em Educação Especial Inclusiva
e docente da Unesp, câmpus São José do Rio
Preto.
Os textos
analisam, de maneira crítica, as diferentes realidades
encontradas em sala de aula, propondo ações pedagógicas
que observem os princípios da humanização
e inclusão, considerando a interface psicologia-educação.
Os leitores
encontrarão artigos que abordam a relação
da educação com a saúde, destacando a questão
das dificuldades de aprendizagem e os frequentes diagnósticos
de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH), sugerindo novas posturas para o educador e melhor diálogo
entre as duas ciências, bem como com os estudantes.
A inclusão
na escola e a educação especial são tratadas
sob diferentes aspectos, como o uso da Tecnologia Assistiva e
das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
em conjunto com abordagens pedagógicas específicas,
os paradoxos encontrados no cenário escolar, o trabalho
com alunos que apresentam Transtornos Funcionais Específicos
(como TDAH e dislexia) e também com aqueles que possuem
Altas Habilidades ou Superdotação.
A coletânea
integra ainda estudos sobre a educação infantil
sob o ponto de vista da psicologia histórico-cultural,
a formação dos professores e o trabalho docente
perante as diferentes modalidades de educação.
“Modernidade
e Sintomas Contemporâneos na Educação”
pode ser baixado gratuitamente pelo site
edutec.unesp.br
Modernidade e Sintomas Contemporâneos na Educação
Carina Alexandra Rondini (Org.)
ISBN: 978-85-7983-889-7
Páginas: 150
Edição: 1 (2017)
Formato: Digital
(PDF) |
Sobre
o NEaD da Unesp
O Núcleo
de Educação a Distância da Unesp atua na gestão
e implementação de projetos e cursos que envolvem
o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDIC) em processos de formação presencial, semipresencial
e a distância. Os cursos do NEaD/Unesp são baseados
em metodologias ativas de aprendizagem e acessíveis a pessoas
com deficiência.
*Imprensa
NEaD/Unesp