página de arquivo anterior a 2015 - clique para visitar o site atual

domingo, 12 outubro, 2008 20h49 | CONGADO

Preservando as tradições

Neste domingo, dia 12 de outubro, foi realizado o desfile de encerramento da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na praça Rui Barbosa, em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário

da redação*

A festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito coloriu a manhã de hoje (12) em Uberlândia
Preservando as tradições - A festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito coloriu a manhã de hoje (12) em Uberlândia | Pedro Reis | FarolCom

Também conhecida como Festa do Congado, a comemoração é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Coordenadoria Afro-Racial (Coafro).

Em 2008, a comemoração tem um significado especial, pois será o primeiro ano de realização da Festa após o seu registro como patrimônio cultural, ocorrida no mês de agosto. A Festa do Congado foi o primeiro bem intangível do Município a ser registrado como patrimônio cultural, sendo que o registro é um instrumento jurídico de proteção que equivale a um tombamento.

Para celebrar a Festa do Congado junto com os 25 grupos de congados, marujos, catupés e moçambiques de Uberlândia, são esperados grupos de Ituiutaba, Monte Alegre, Rio Paranaíba, entre outras cidades. A expectativa é reunir cerca de 20 mil pessoas.

O desfile dos grupos aconteceu na avenida Floriano Peixoto a partir da Rua Cel. Antonio Alves até a praça Rui Barbosa na seguinte ordem: Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário, Marinheiro de São Benedito, Congo Camisa Verde, Congo Branco, Congo Verde e Branco, Congo Amarelo Ouro, Congo de São Benedito, Congo Santa Ifigênia, Congo Cruzeiro do Sul, Congo São Domingos, Congo Prata, Congo Rosário Santo, Congo Sainha, Catupé Azul e Rosa, Catupé, Catupé de Nossa Senhora do Rosário, Marujos de Azul de Maio, Moçambique Angola, Moçambique Raízes, Moçambique Guardiões de São Benedito, Moçambique Estrela Guia, Moçambique Pena Branca, Moçambique Princesa Isabel, Moçambique do Oriente e Moçambique de Belém.

O levantamento dos mastros com as Imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e apresentação de todos os grupos na porta da igreja foi às 10h.

Ainda hoje às 17h30, acontece o encontro dos Festeiros na praça Tubal Vilela e, às 18h, a procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com a presença de todos os grupos tocando seus instrumentos.

Em seguida, haverá missa na porta da igreja e troca de coroas para escolha dos festeiros do próximo ano.

*com informações da Secom PMU

Leia e veja também:

Página índice do Congado

As fotos da edição 2008
álbum 1 | álbum 2

As fotos da edição 2009
álbum 1

Tradição e Fé

O Congado em Uberlândia

Congada vai reunir 25 grupos neste domingo

Uberlândia solicita o primeiro registro de bem imaterial

Preservando as tradições

Desfile em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Festa da Congada foi encerrada nesta segunda-feira

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.