Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Mobilidade Urbana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quarta-feira, 8 agosto, 2012 12h12 - MOBILIDADE URBANA

biciRio 2012 vai debater o uso da bicicleta como modal de transporte

Secretaria Municipal de Meio Ambiente elege a integração da bicicleta aos transportes públicos como tema central do II Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta

   

Com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como modal de transporte urbano na vida do carioca, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 23 a 25 de Setembro, dentro Semana Nacional de Trânsito, o II Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2012.

O evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela Prefeitura para a semana em que acontece em várias cidades do mundo o “Dia Mundial Sem Carro”, com o objetivo de contribuir com a melhoria da mobilidade urbana e a redução dos gases de efeito estufa, reforçando a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte. A programação do fórum, que será aberto com um passeio ciclístico pela orla da Zona Sul do Rio, no dia 23 de setembro, domingo, é totalmente gratuita e prossegue nos dias 24 e 25 com visitas técnicas e palestras.

biciRio 2012
Objetivo é estimular o uso da bicicleta como modal de transporte urbano na vida do carioca

O tema central do biciRio este ano será “A integração da bicicleta aos sistemas de transportes públicos”, com a apresentação de modelos já implantados em outras cidades do Brasil e do exterior.

Na visão do Secretário em exercício de Meio Ambiente do Rio, Altamirando Fernandes Moraes, o quotidiano das pessoas que habitam as grandes cidades do mundo tem sido marcado cada vez mais pelo uso da bicicleta.

Iniciativas, indivíduos e instituições no mundo inteiro se dedicam à educação e ao fomento do ciclismo urbano, agora não mais como instrumento de lazer apenas, mas como modal de transporte. “No Rio de Janeiro, não é diferente: a questão virou prioridade para as autoridades da área de meio ambiente e de transportes do Rio de Janeiro – cidade que vai sediar alguns dos principais eventos mundiais nos próximos anos”, afirma o Secretário.

O biciRio é parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fomentar o uso da bicicleta como modo de transporte não poluente, eficiente, saudável e ecológico, além de promover a sua maior utilização e integrar o planejamento cicloviário ao planejamento de transportes da Cidade. A proposta do biciRio é promover a troca de informações entre cidades com diferentes níveis de experiências na implantação de sistemas cicloviários.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai ao encontro da política de incentivo às práticas ambientalmente sustentáveis da atual gestão municipal, que tem na ampliação de sua malha cicloviária e no desenvolvimento de ações educacionais seus pilares de planejamento estratégico. Para inscrições e mais informações, acesse www.bicirio.com.br.

BRT e “Laranjinhas” no programa técnico

Hoje, o Rio conta com 285 km de malha cicloviária em operação. Até 2016, a previsão é chegar a 450 km de ciclovias construídas, além do incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio, e da conservação das vias já existentes, de maneira a permitir a integração desse modal aos transportes públicos.

Desta forma, além da agenda técnica que acontece no dia 25 de setembro, no Centro Empresarial Rio (Botafogo), com palestras e trabalhos técnicos, o programa do biciRio 2012 vai incluir visitas técnicas, no dia 24/09, ao Centro de Operações do Projeto “Laranjinhas” – Bike Rio (– em São Cristóvão), que implantou no Rio um sistema público de aluguel de bicicletas, com patrocínio do Banco ITAÚ. Na seqüência, será feita uma visita a um dos trechos do Sistema BRT, na Barra da Tijuca.

O Fórum começa no dia 23 de setembro (domingo), pela manhã, com um passeio pela Zona Sul da Cidade integrado às atividades do Dia Mundial Sem Carro, fechando o biciRio. Encerrando o evento internacional, será oferecido um coquetel de confraternização no Palácio da Cidade, com a presença de todos os participantes.

via Carlos Emmiliano | Planeja & Informa

Veja o que já publicamos sobre Mobilidade

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest