CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver
13/11/2008

Efeitos das mudanças climáticas sobre a agricultura

   

Efeitos das mudanças climáticas sobre a agricultura é tema de palestra internacional da FAPESP, dia 17/11

Como parte das atividades do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) promove no dia 17 de novembro palestra do pesquisador Stephen Long, do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA).

O tema da palestra, The Energy Biosciences Institute (EBI) - realizing cellulosic biofuels and benefiting the environment, trata dos efeitos das mudanças climáticas globais sobre a agricultura e seus reflexos na produção de bioenergia e está associado a uma das quatro linhas de pesquisa do BIOEN – Biomassa para Bioenergia.

A palestra acontece das 10h30 às 12h e terá tradução simultânea.

Stephen Long atua no EBI e é um dos mais importantes pesquisadores em nível mundial sobre respostas de plantas em ambientes com elevadas concentrações de CO2 e ozônio. Editor-chefe do principal periódico científico na área - o Global Change Biology - é um dos pioneiros na utilização do sistema FACE (Free Air Carbon Enrichment) para cultivo de plantas em ambientes com altas concentrações de CO2.

Biomassa para Bioenergia - A definição de estratégias para obtenção de etanol a partir da celulose da cana-de-açúcar por meios genéticos e bioquímicos é o tema central da linha de pesquisa Biomassa para Bioenergia. Os projetos buscam métodos para alterar a estrutura das paredes das células da cana-de-açúcar (formadas por microfibrilas de celulose, que envolvem as células) e para seleção de enzimas capazes de atacar essas paredes para obtenção de açúcares fermentáveis utili zados na produção de etanol.

Programa BIOEN - O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) apóia pesquisa básica e aplicada sobre biocombustíveis com o objetivo de promover o avanço do conhecimento fundamental para produção sustentável e aplicações em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil. A iniciativa envolve investimentos iniciais de R$ 73 milhões em diferentes esforços para pesquisa em instituições acadêmicas e de pesquisa ou em associação entre universidades e empresas.

Palestra de Stephen Long
The Energy Biosciences Institute: realizing cellulosic biofuels and benefiting the environment
Local: FAPESP, rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo, SP
Dia 17/11/2008, das 10h30 às 12h

FAPESP / Assessoria de Comunicação

Veja o que já publicamos sobre Meio Ambiente


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Últimas no FarolCom

   
FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meio Ambiente
Meteorologia