CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver
24/11/2008

Em iniciativa inédita, CAB une atuais e futuros prefeitos da BP3

   

O Programa Cultivando Água Boa (CAB) vai continuar recebendo o total apoio dos municípios integrantes da Bacia do Paraná 3 (BP3), independente de qualquer diferença política ou administrativa entre os atuais e futuros prefeitos da região.

Símbolo dessa integração apartidária foi a assinatura conjunta, realizada pelos atuais e futuros mandatários das 29 cidades da BP3, de um protocolo de intenções de continuidade da parceria desses municípios com a Itaipu Binacional.

A reafirmação do compromisso aconteceu na noite deste domingo, em Foz do Iguaçu, durante a abertura do 5º Encontro Cultivando Água Boa e do Fórum de Águas das Américas.

Foi a primeira vez que sucessores de prefeitos ainda em mandato assumiram essa responsabilidade publicamente e em conjunto com os atuais administradores municipais. União que aconteceu na maioria das cidades da BP3. Enquanto nove dos prefeitos atuais se reelegeram, 20 não venceram ou não disputaram novamente as eleições. Os atuais prefeitos destes 20 municípios assinaram o protocolo tendo como testemunhas os eleitos para a gestão municipal de 2009 a 2012.

Prevaleceu o interesse público, já que muitas dessas testemunhas foram adversários ferrenhos dos atuais prefeitos, no pleito de outubro. “Isso é histórico e mostra que o programa e o cuidado com a vida das pessoas está acima de qualquer disputa política”, ressaltou o gerente executivo do CAB, Odacir Fiorentin. “É a consciência de que a vida de uma cidade também está na sua água, e com isso damos para 37 países (o número dos que estão representados no Fórum de Águas das Américas) uma aula de democracia”, destacou.

A assinatura do protocolo de intenções representa a reafirmação do compromisso da continuidade das ações do CAB nos 29 municípios. Os últimos convênios terminaram no último mês de outubro.

Durante a campanha eleitoral para prefeito, todos os candidatos assistiram a apresentações dos projetos e ações do programa. “Todos assinaram um termo de compromisso da continuidade”, lembrou Fiorentin. “É o protocolo assinado neste domingo que vai dar à Itaipu a autorização para tramitar os convênios para que, até o dia 30 de janeiro, todos os municípios oficializem a continuidade das práticas conservacionistas do programa”, concluiu Fiorentin.

Imprensa | Itaipu Binacional

Veja o que já publicamos sobre Meio Ambiente


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Últimas no FarolCom

   
FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meio Ambiente
Meteorologia