CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver
29/11/2008

Gestão de Águas garante prêmio à Saint-Gobain Sekurit

   

Empresa foi a melhor do setor automobilístico na conscientização dos empregados sobre a importância da preservação do meio ambiente

A Saint-Gobain Sekurit, fabricante de vidros para a indústria automobilística, com sede em Mauá, SP, conquistou o Prêmio AutoData de Responsabilidade Ambiental.

A distinção reconheceu o êxito do programa de gestão de águas em suas unidades industriais, que proporcionou economia de dois milhões de litros por ano em suas unidades industriais.

De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), que estabelece a média diária de 110 litros para consumo e higiene individual, a economia da Saint-Gobain Sekurit permitiria atender à necessidade de uma família de quatro pessoas ao longo de 12 anos ou de abastecer, diariamente, uma cidade com 18.000 habitantes.

Manuel Corrêa, diretor-geral da empresa, informa que o prêmio que distinguiu as melhores empresas do setor automobilístico em 18 diferentes categorias é resultado de um programa que faz parte da estratégia mundial da corporação para reduzir os impactos ambientais em suas unidades produtivas, mediante investimentos, instalação de equipamentos e envolvimento dos empregados.

O executivo salienta que o ponto de partida foi a conscientização dos funcionários. “O que mais nos entusiasmou foi o fato de que os benefícios gerados pelo apoio dos empregados foram estendidos para as suas próprias casas e comunidades”, salientou Corrêa.

O programa de gestão de águas exigiu a ampliação das estações de água e reuso, a fiscalização permanente de vazamentos, o aproveitamento de água de chuva e as melhorias no controle por intermédio da instalação de hidrômetros. Simultaneamente, a empresa desenvolveu o programa de reciclagem de vidros e de resíduos perigosos (lâmpadas, óleo diesel, lixo tecnológico e tintas industriais, entre outros), anteriormente destinados a aterros sanitários.

A empresa também incluiu ao programa a redução de fontes de geração de resíduos, com o aperfeiçoamento dos processos de corte de vidros e utilização de polivinil butiral (plástico PVB), que atingiu 99% de reciclagem de todos esses materiais.

Manuel Corrêa salienta que os resultados foram excepcionais e que o programa teve, como aspecto mais gratificante, a formação de cultura voltada para a gestão e o comprometimento ambiental.

Secco Consultoria de Comunicação

Veja o que já publicamos sobre Meio Ambiente


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Últimas no FarolCom

   
FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meio Ambiente
Meteorologia